FANDOM


Sonic Labyrinth
Sonic Labyrinth Coverart
Capa do jogo para Game Gear.

Desenvolvedora

SEGA

Console

Game Gear
Virtual Console(3DS)

Série

Sonic the Hedgehog

Data de lançamento

Game Gear
17 de Outrubro de 1995(PAL)
17 de Novembro de 1995(JP)
Novembro de 1995(NA)
3DS Virtual Console
10 de Maio de 2012(PAL)
16 de Maio de 2012(JP)
27 de Junho de 2013(NA)

Número de Jogadores

1

Gênero

Plataforma
Aventura

Com certeza, as plataformas 8-bit contêm os games mais diferentes do ouriço, que não se caracterizam tanto por aquele estilo que marcou a franquia, adquirindo cada vez mais fãs por todo o mundo. Sonic Labyrinth é um game que não foge da regra. Apesar do game ser relativamente conhecido pelos os que gostam ou jogam os games da geração antiga, ele não tem uma boa reputação. Você terá usar Sonic e fazer com que ele saia de labirintos até o final do game.

Novidades Editar

Sonic Labyrinth é mais um daquela coleção de games um tanto quanto diferentes do Sonic para 8 Bits. O game todo passa dentro de labirintos divididos por fases e zonas que ficam complexas a cada nível. Seu principal objetivo é coletar três chaves que estão espalhadas pela fase, sejam escondidas ou possuídas por inimigos, achar o portão final e usar as chaves no mesmo. Você contará com diversos obstáculos espalhados pela fase e também monitores que estão presentes para lhe ajudar um pouco.

O game é bastante diferente de qualquer outro da franquia. A jogabilidade não é em 2D e sim um falso 3D, aonde é possível andar em diversas direções. Uma diferença absurda além da jogabilidade é o fato em que Sonic não morrerá com a ausência de Rings, caso leve algum golpe. Para você coletar as chaves e passar de fase, é estipulado um tempo bem curto. Derrotando inimigos, coletando chaves ou achando monitores especiais, o tempo aumentará. Caso leve algum golpe, seu tempo será diminuído. Se o tempo chegar a zero, Sonic perderá uma vida. A tarefa vai ficando mais difícil a cada zona.

Falando nas zonas, houve também uma leve mudança nelas. Serão quatro zonas por labirinto, a última zona guardando o chefão da fase. Na última zona, existe um "Mini-Game" no qual você ira descer por um grande escorrega, tentando coletar o maior número possível de Rings. A cada 100 Rings, uma vida é ganha. Ao enfrentar o chefe, o esquema muda um pouquinho: Não existe tempo. Algumas Rings estarão espalhadas no pequeno cenário e seu objetivo volta a ser derrotar o chefe sem perder Rings. Caso leve algum golpe e Sonic estiver sem Rings, uma vida é perdida. Derrotando o chefe, você prossegue para a próxima fase. Ao total, são quatro labirintos, divididos em quatro zonas. Lembre-se que os labirintos começam a ficar cada vez mais complicados, exigindo um pouco mais de tempo neles. O game traz uma fase bônus também. Para habilitá-la, você deverá acionar um botão numa certa zona, fazendo com que a entrada para o bônus fique aberta.

A tarefa é bem difícil e vidas são perdidas freqüentemente. Para isso, é possível ajustar o número de vidas antes de começar o game. Logo após a tela inicial, existe uma outra tela bem simples com algumas opções. Uma opção bem interessante aqui é a Time Attack, no qual você terá de coletar três chaves e chegar ao final numa simples fase. Logo depois, uma tela mostrará informações como o tempo de duração e um pequeno Ranking. Utilize-o para praticar um pouco. Logo abaixo, será possível mudar algumas opções como o número de vidas, ouvir algum som em especial no Sound Test e também mudar a configuração do direcional, o que é muito importante. Como em Sonic Labyrinth é possível andar em diversas direções, existem dois modos de configuração no qual você poderá se adequar.

EnredoEditar

Dr. Robotnik mais uma vez está atrás das esmeraldas caóticas. Para isso, ele descobriu que elas estavam num gigantesco labirinto tri-dimensional. Com medo de que o Sonic as achasse antes, Robotnik cria vários empecilhos para impedir Sonic de usar sua alta velocidade e deixa o Sonic preso neste grande labirinto. Não bastasse isso, o cientista retirou os sapatos de Sonic por Slower Shoes, deixando o ouriço bem lento. Para isso o cientista espalhou inimigos e esteiras rolantes, que retardam o movimento do ouriço! Sonic deve ser bem rápido e deter Robotnik antes que algum mal aconteça!

Análise TécnicaEditar

Sonic Labyrinth não é um game tão agradável. Começando pela jogabilidade, que é um tanto falha. Sonic anda muito devagar...muito mesmo! Para acelerar um pouco mais as coisas, é possível utilizar o SpinDash, que é o único ataque de Sonic em todo o game. Não é possível pular ou utilizar qualquer outra habilidade. Após utilizar o SpinDash, Sonic sairá sem controle por todo o cenário e a sua única opção para aumentar sua velocidade pode transformar-se em algo ruim como bater em diversos obstáculos ou tomar caminhos que não são de interesse, perdendo muito tempo. A câmera foca bem Sonic e um pedaço do cenário, mas ainda sim só é possível dar conta de que um objeto está na sua frente quando estiver quase para encostá-lo.

As fases são bem grandes conforme o jogo vai prosseguindo e a dificuldade também. Infelizmente, por se tratar de um labirinto, todas elas são muito iguais e cansativas. Os elementos distribuídos no cenário lembram bastante uma mesa de pinball. Ou seja, prepare-se para quicar bastante e perder completamente seu rumo. Lembrando que ao perder uma vida, você terá de recomeçar todo o labirinto procurando pelas chaves mais uma vez, deixando o game ainda mais cansativo.

Os gráficos são competentes.Tudo é muito bem colorido e numa boa resolução. O sprite de Sonic é o mesmo do game Sonic Chaos, com algumas modificações. Os labirintos são "bonitos" passando aquela sensação de diversão. Infelizmente, por serem bem parecidos, não é possível ver uma fase mais detalhada do que a outra.

As músicas são simplezinhas e combinam com o game. Uma ou outra são irritantes. O único fato que faz você enjoar delas rapidamente é que as músicas não são divididas por labirintos e sim por zonas. Ou seja, na primeira zona dos quatro labirintos, a mesma música é tocada.

As modificações do game, quanto a retirada de Rings nas zonas normais além do estilo de game não foram tão bem colocadas. O game poderia ser ainda melhor, ainda mais pelo fato de Sonic correr muito devagar e só utilizar o SpinDash como arma de defesa e velocidade não podendo nem saltar, deixando o game parado. O game é até divertido, mas em curtíssimo prazo. Algo realmente aconselhado só por curiosidade.

Personagens e HabilidadesEditar

Sonic conta com somente uma habilidade para derrotar seus inimigos e correr pela fase mais rápido. Ainda sim, ela pode tornar-se uma arma contra você, caso utilize-a em qualquer direções. Além disso, a tarefa fica cada vez mais repetitiva a cada fase que se passa. Prepare seu dedo para apertar mais do que nunca o mesmo botão!

SpinDash: Única habilidade de Sonic em todo o game. Segurando o botão 1 ou 2, Sonic irá rolar sem sair do lugar. Enquanto o botão estiver segurado, será possível escolher a direção do SpinDash. Existe também pequenas setas em cima de Sonic que irão de um à quatro, denominando a velocidade de Sonic. Soltando o Spin Dash, Sonic irá rolar sem controle por todo o labirinto. Quanto maior for o número de setas ao soltar o botão, Sonic usará a habilidade com maior rapidez. Apertando o botão 1 ou 2 enquanto estiver rolando, o ouriço irá frear.

MonitoresEditar

Para ajudar sua vida nos tabuleiros, alguns monitores estarão podem ser destruídos, possuindo múltiplos efeitos. O sistema também é diferente em Sonic Labyrinth. Nas fases, é possível encontrar pequenas setas coloridas que mudam de posição, cor e número depois de um certo tempo. Cada mudança representa um monitor. Encostando nessas setas, dependendo de sua cor, um monitor de invencibilidade pode ser pego, por exemplo. Os monitores são:

Invencibilidade: Destruindo este monitor, estrelas rodearão Sonic por um curto tempo, protegendo-o de qualquer ataque físico.

Sapatos: Destruindo o monitor com os sapatos, Sonic conseguirá uma velocidade maior por um curto tempo.

Ampulheta: A ampulheta serve para aumentar o tempo estimado de Sonic, para completar a fase.

Vida: Destruindo o monitor de vida, Sonic ganhará mais uma vida.

Interrogação: Destruindo o monitor de interrogação, todos os inimigos visíveis na tela serão destruídos.

Fases Editar

O sistema de fases em Sonic Labyrinth é bem diferente. São apenas quatro labirintos ao total, divididos por quatro zonas, a quarta sempre com um chefe. Existem vários obstáculos nas fases que lembram uma mesa de Pinball e inimigos para atrapalhar o principal objetivo do game, então tome cuidado. O objetivo nas três primeiras zonas será encontrar três chaves e levá-las até o portão final (GOAL) para chegar à próxima zona, sem que o tempo chegue a zero e Sonic perca uma vida. Na quarta zona, seu objetivo será derrotar o chefe. Rings estarão espalhadas pelo pequeno cenário. Colete-as para sua defesa. Caso Sonic leve algum golpe sem Rings, ele perderá uma vida. As fases e zonas do jogo são:

Labyrinth Of Sky: Primeiro labirinto do game. Labyrinth Of Sky é bem simples, oferecendo caminhos bem largos, sem nenhum abismo perigoso ou muitos inimigos. Zona 1: Nada que ofereça tanto perigo. Uma das chaves está com um dos robôs, na segunda plataforma da fase. Zona 2: Fase um pouco mais complexa, trazendo esteiras e "catracas" de Pinball. Uma das chaves encontra-se numa seqüência de molas. Zona 3: Uma das chaves está com um monstro que solta pequenos projéteis. Acerte-o e tome cuidado para não levar dano! Chefe: O chefe é bem fácil. Destrua os pequenos monstros que aparecem e quando o maior aparecer, prepare seu Spin Dash e solte-o na velocidade máxima, fazendo Sonic quicar vezes e vezes nos cantos, acertando o chefão novamente. Desvie seu curso do chefe quando a velocidade de Sonic cair, pois ao voltar ao normal, ele poderá acertá-lo.

Labyrinth Of Sea: Labirinto que guarda passagens secretas de um modo mais diferente. Você terá de chegar até elas na maioria das vezes usando alguma coisa, como um canhão!

Zona 1: Canhões que jogam Sonic para outros caminhos começarão a aparecer a partir desta zona. Use-os com sabedoria para chegar até passagens que você não consegue alcançar normalmente. As vezes, os canhões mudam de direção. Tome cuidado para não ser jogado para outro lado sem querer. Zona 2: Seja bem rápido. Essa zona traz várias passagens logo no começo. Optar pela passagem errada é muita perda de tempo. Tome cuidado com a "lava" que diminui seu tempo rapidamente, enquanto estiver pisando nela. Zona 3: Não tão difícil quanto a zona anterior, mesmo assim, é preciso um pouco de precaução com os polvos que jogam óleo. Eles não podem ser derrotados. Uma da chave está no meio de uma armadilha de espinhos. Pegue a chave somente quando os espinhos abaixarem. Existe um pequeno botão nesta zona que abre um simples estágio especial. Zona 4: Após descer o "escorrega", você enfrentará uma série de mini-ostras. Assim que chegar à zona do chefe, prepare seu Spin Dash acertando as ostras, para não levar algum golpe das mesmas. A ostra gigante aparecerá a seguir. Existem 3 lacunas na arena. Fique numa delas e quando achar mais conveniente, saia de lá e espere que a ostra abra seu casco. Use um Spin Dash nela neste exato momento para machucá-la. Após alguns golpes, o chefe será derrotado.

Labyrinth Of Factory: A partir daqui, o game começa a ficar mais difícil. Nos labirintos daqui, existem passagens que só podem ser acessadas com pequenas plataformas móveis. Tome muito cuidado para não cair delas e perder uma vida!

Zona 1: Evite de qualquer modo as esteiras verdes. Elas deixarão Sonic mais lerdo do que ele já está e até sair delas você terá perdido um bom tempo. Uma das chaves está com um monstro, logo no começo da zona. Acerte sua parte principal, no caso, a cabeça. Acertando qualquer outra parte do corpo, a chave não cai. Zona 2: O cuidado com as plataformas móveis deve de ser ainda maior pois algumas delas irão sumir, fazendo Sonic despencar e perder uma vida. Tente coletar monitores que garantem tempo extra, pois maioria dos tele-transportes das fases levarão à caminhos desnecessários. Zona 3: Uma das zonas mais chatinhas do game. Preste atenção nos tele-transportes, pois eles poderão te levar ao mesmo lugar. Zona 4: O escorrega desta vez está um pouco mais difícil desta vez. Desvie das bolas com espinhos para não perder Rings. Saindo do escorrega, você enfrenta o chefe. Ao cair na zona do chefe, desvie dos monstros que carregam uma parede com espinhos e procure um local seguro. O chefe é igual à esses pequenos monstros, só que em maiores proporções. Não é tão difícil derrotá-lo. Assim que ele passar por sua frente, saia do local seguro e acerte suas costas com um Spin Dash e depois volte. Caso fique na frente dele, desvie de seus espinhos até que eles acabem para acertá-lo e depois volte ao local seguro.

Labyrinth Of Castle: Última seqüência de labirintos do game e as mais chatinhas. Use tudo o que aprendeu até agora para passar do castelo e enfrentar o último chefe!

Zona 1: As chaves estão espalhadas em locais estratégicos. Por não ser muito grande, será fácil de achá-las. Só tome cuidado mesmo com os pequenos monstros que jogam flechas em você. Não é possível derrotá-los normalmente. Zona 2: Mais complicada que a primeira, a segunda zona traz várias passagens. Algumas delas não existem proteção, então não abuse do Spin Dash, caso não queira cair e perder uma vida. Uma das chaves só pode ser ativada apertando um botão que está localizado em uma das passagens secretas. Pegando as três chaves, use o caminho aonde se localiza o botão secreto para achar a saída rapidamente. Zona 3: Zona mais complicada do game. Nela, você encontrará várias passagens que te levam ao mesmo lugar, vários abismos e monstros. Tente decorar bem o caminho da zona para que tempo não seja perdido. Zona 4: Preparado para enfrentar Robotnik? Descendo todo o escorrega, o gorducho estará a espera. E o desafio final não parece tão desafiante assim. Assim que chegar ao chefe, fique parado e espere os pequenos bonecos do Robotnik caírem. Assim que a gigante nave chegar, ela ficará em cima do Sonic e jogará uma bomba. Desvie da bomba e acerte-o quando descer, depois repita o processo até que uma parte dele seja destruída. Quando apenas sobrar o rosto da nave, ela jogará um raio laser ao invés de bombas. Continue com o mesmo processo até que a nave seja destruída e você pegue a esmeralda restante para zerar o game! Ao final dos créditos, você verá seu tempo jogado e sua classificação.

CuriosidadesEditar

Sonic 3D Blast: Sonic Labyrinth parece funcionar como um protótipo para Sonic 3D Blast, aliás, a idéia da Traveller's Tales, empresa que tomou conta do 3D Blast parece ter gostado da idéia de Sonic Labyrinth passando a frente para consoles mais potentes. O sistema de movimentação é o mesmo e a idéia de coletar chaves, levando-as até o final da zona é parecida. Apesar de Sonic Labyrinth não funcionar como o melhor game de Sonic, serviu de exemplo para Sonic 3D Blast, que fez bastante sucesso.

Relançamentos: Sonic Labyrinth foi também relançado para Virtual Console no 3DS; para Game Cube, Playstation 2 e Xbox 360 na coletânea Sonic Mega Collection Plus; e na versão de PC de Sonic Adventure DX.

Logo 3

Jogos da Série Principal e Original

Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Sonic CD . Sonic 3 . Sonic & Knuckles . Adventure . Adventure 2 . Heroes . Sonic the Hedgehog . Unleashed . Colors . Generations . Lost World . Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Chaos . Triple Trouble . Blast . Pocket Adventure . Advance . Advance 2 . Advance 3 . Rush . Rush Adventure . Knuckles' Chaotix . Labyrinth . Tails' Skypatrol . Tails Adventure . Sonic 3D Blast . Shadow the Hedgehog . Rivals . Rivals 2 . Sonic 4: Episode I . Sonic 4: Episode II . Rise of Lyric. Shattered Crystal . Fire & Ice. Sonic and the Secret Rings . Sonic and the Black Knight . Drift . Drift 2 . R . SegaSonic . Riders . Riders: Zero Gravity . Sega All-Stars Racing . Free Riders . All-Stars Racing Transformed . Shuffle . Spinball . Sonic Fighters . Dr. Robotnik's Mean Bean Machine . Pinball Party . Battle . The Dark Brotherhood

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória