FANDOM

Sonic Drift
Sonic Drift cover art
Capa do jogo para Game Gear

Desenvolvedora

SEGA

Consoles

Game Gear
Master System

Série

Sonic the Hedgehog

Data de lançamento

3 de Março 1994

Número de Jogadores

1

Gênero

Corrida

Em 1994 o ouriço atingia o seu auge, estava no seu momento de glória. A SEGA, vendo isso, decidiu explorar a velocidade de Sonic além de seus pés. E com boas idéias não poderia faltar bons jogos. Assim, surgido de uma necessidade de inovar um pouco, foi lançado o game Sonic Drift, um game que definitivamente faz valer a pena ter um Game Gear! Trata-se de corrida, no qual você sai correndo em várias pistas das fases dos jogos do Mega e algumas novas também.

NovidadesEditar

Era o primeiro jogo de corrida do ouriço, portanto, não seria estrelado apenas pelo Sonic. Você dispõe de 4 personagens jogáveis: Tails, Amy, Robotnik e, é claro, Sonic. O melhor de todos para correr é o veloz ouriço. As pistas são simples e curtas, fáceis de completar. Os gráficos do jogo pecam: não são dos melhores (mas também não podemos exigir muito do Game Gear). A trilha sonora é meio enjoativa, além do canal de som ser mono, mas a diversão é garantida, tornado-o um dos melhores jogos do Sonic nos 8 bits. Alguns elementos já conhecidos dos jogos do Sonic estão presentes: os anéis, os itens (que não ficam em monitores, como logo mais se verá), dentre outros.

Sonic Drift é composto de quatro menus:

1. Chaos GPEditar

É o game em si, são as corridas. As pistas são divididas em três ciclos diferentes: Green (pistas fáceis), Yellow (pistas médias) e Red (pistas mais difíceis). Durante a corrida você terá algumas ajudas com itens, 4 ao total, que são:

Ítens amarelosEditar

  São como se fossem as molas dos jogos tradicionais, que tem o papel de dar impulso ao kart do personagem para frente, ganhando assim mais velocidade. Ítens vermelhos

Lembram os "Light speed shoes" dos jogos tradicionais. A sua função é aumentar temporariamente a velocidade do personagem, dando assim um boost ao veículo, que é muito conhecido como "turbo" (mas sem o fogo no escapamento, é claro!).

Ítens azuisEditar

São os famosos ítens de invencibilidade, acompanhados daquela música alternativa. Não são muito úteis, mas são de boa ajuda na hora de ultrapassar os adversários.

AnéisEditar

Os anéis são os ítens muito utilizáveis no jogo. Servem para, ser você bater nas placas e outros objetos das laterais, perdê-los. O estranho é que não ocorre nada se houver uma batida e o personagem estiver sem anéis. Mas a principal função são as habilidades especiais dos corredores, que seram explicadas logo mais abaixo.

Embora tenha vários meios de se acelerar, o jogo não conta com alguma trapaça que possa atrapalhar os outros competidores (aqui me refiro a ítens, não contando com as habilidade especiais dos corredores explicadas mais abaixo).

2. Free RunEditar

É o modo de treinamento, no qual você pode correr pelas pistas para conhecê-las melhor, quebrar recordes, além de treinar com cada personagem para ver qual você mais se adapta. Tails é o melhor pra começar, pois tem melhor habilidade em fazer curvas, já Amy é a mais fraca, não será fácil vencer as corridas com ela.

3. OptionsEditar

É o menu de opções. Nele você pode escolher a dificuldade do game, entre Normal e Hard e ainda o Sound Test, para curtir as músicas do game. São no total de 15 músicas mais os efeitos sonoros do jogo.

4. VersusEditar

Modo de dois jogadores. Um ótimo pega onde é possível ver Sonic e Tails num estilo típico mano-a-mano!

5. Select Your DriverEditar

Menu onde você escolhe o corredor com quem quer jogar. Como dissemos, se pode optar por Sonic (o mais veloz), Tails, Eggman e Amy Rose.

EnredoEditar

Considerando a idéia de Sonic Drift ser um spin-off (ou seja, um jogo que não é uma continuação de um game lançado antes), não se sabe o enredo completo do jogo. O mais provável é que se trata de mais um plano de Dr. Eggman. Conhecendo toda tecnologia disponível em seu mundo, e ainda por cima construíndo engenhocas malucas para conseguir as Chaos Emeralds, ele quer desafiar a Sonic para corridas pela Ilha do Sul para provar que ele é o mais inteligente e que pode vencer o herói e seus amigos e finalmente conquistar o mundo. Sonic, sem nada melhor para fazer aceita o desafio. Mas não está sozinho: Tails também resolve o ajudar e Amy, todos já conhecem, sempre quer ficar mais perto do ouriço para se casar com ele. Nesse jogo é cada um por sí, onde pra vencer vai depender não só da velocidade, mas também da habilidade de motorista dos competidores.

Análise técnicaEditar

Muitos já devem conhecer os gráficos do Game Gear, onde sua principal característica é o pixelamento dos jogos, ou seja, parece que o jogo é feito em quadradinhos. Pois é mesmo! Esses quadradinhos se chamam pixels. E o Sonic Drift não foge da regra, é um bom exemplo disso. As fases estão bem construídas, mas também não com o mesmo gráfico dos jogos tradicionais. Porém não chega a atrapalhar o forte do jogo que é a diversão.   O aúdio é bem analógico, no mesmo estilo do Nintendinho 8 bits, mas as músicas são até legais, combinam com o jogo, porém é muito fácil enjoar delas. Mas, os efeitos sonoros são bem legais, principalmente os de quando se pega anéis e quando se passa de fase. A jogabilidade não é das melhores, pois não vai ser sempre (SEMPRE mesmo!) que você vai acertar uma curva perfeitamente, ainda mais se for com o Sonic ou Eggman. E para se usar a habilidade especial, só é preciso pressionar o botão direcional pra cima. Enfim o ponto forte do jogo é a diversão que conta com um modo de 2 jogadores, um contra o outro, para ver quem chega primeiro. 

Personagens e habilidades especiaisEditar

Ao juntar uma determinada quantidade de anéis (a partir de 2), cada personagem pode ter uma habilidade específica para auxiliar na corrida. É uma pena que Knuckles não esteja presente em Sonic Drift, fazendo uma grande falta. Os personagens e suas respectivas habilidades são: 

Sonic

O Sonic pode correr mais rápido, deixando muitos concorrentes para trás. Basta apertar o botão pra cima e ele sairá em disparada. Fora a isso não existem outras habilidades especiais. 

Tails

O Tails dá um salto, independente de passar por um ítem amarelo ou não. Essa habilidade especial é encarada por muitos como uma alusão à capacidade de vôo do próprio Tails.

Robotnik

Robotnik solta uma bomba, que atrapalha (e muito!) a vida dos outros concorrentes.

Amy

Amy solta um feitiço (coração), que deixa o adversário atrapalhado. Basta apertar o botão para cima. Isso dá a idéia que o que ela realmente quer é conquistar Sonic, nem se importando em vencer ou não a corrida.

FasesEditar

Em Sonic Drift, há uma boa variedade de fases e circuitos. São seis fases ao total, cada uma contendo 3 circuitos. O mais interessante, é que as fases tratam-se das mesmas do game "Sonic The Hedgehog" de Mega Drive. Existem três níveis de dificuldade: Green GP, Yellow GP e Red GP. As pistas são:

Green Hill: Fase que não poderia ficar de fora no game. Um paraíso tropical, muito bonito. Green GP: Pista bem simples e rápida, com uma curva mais brusca apenas no final. Yellow GP: Pista oval, rápida e fácil. Red GP: Pista mais complexa. No meio dela, existe uma série de curvas bruscas, portanto o cuidado é redobrado.

Marble: Uma das fases mais chatinhas de Sonic The Hedgehog também aparece em Sonic Drift.

Green GP: A pista é bem veloz, e possui curvas abertas na maior parte do tempo. Só tome cuidado com o excesso de velocidade. Yellow GP: Circuito bastante rápido, apresentando curvas mais perigosas do que o circuito do Green GP. Red GP: Agora o circuito apresenta curvas mais fechadas e a velocidade é bem reduzida.

Spring Yard: Fase que é uma cidade, sempre cheia de luzes.

Green GP: Circuito com duas curvas difíceis, mais pro final. Porém a reta do início lhe proporciona uma boa vantagem. Yellow GP: Pista em forma de leque. Possui uma reta muito boa e logo em seguida uma curva brusca. Red GP: A pista possui curvas gigantes e bem abertas. Aproveite a grande reta do começo para ganhar posições.

Labyrinth: Sim! Labyrinth Zone está presente em Sonic Drift. Dessa vez, com menos água.

Green GP: Circuito em formato de peixe. A "cauda" é a parte mais perigosa da pista. Yellow GP: Pista em formato de "M". Aproveite a reta do começo para a ultrapassagem e mantenha a colocação nas curvas. Red GP: Pista bem complicada. Toda composta de curvas fechadas e nenhuma reta.

Star Light: Uma das melhores fases de Sonic The Hedgehog traz em Sonic Drift ótimas pistas!

Green GP: Pista bem leve, com poucas curvas, algumas acentuadas e uma grande reta. Yellow GP: Pista apresentando mais curvas, mas ainda sim é possível adquirir uma boa velocidade. Red GP: Pista em formato de "B". Difícil, mas as retas compensam o possível mal desempenho.

Scrap Brain: Última fase e a mais desafiadora.

Green GP: As curvas logo no começo da pista são acentuadas e letais. Tome cuidado Yellow GP: Possui algumas retas que lhe ajudam muito, mesmo assim, as curvas são perigosas. Red GP: Aproveite a grande reta do começo, pois a partir da primeira curva, tudo fica mais complicado.

CuriosidadesEditar

Amy Jogável: Sonic Drift foi o primeiro Game em que Amy pode finalmente ser jogável. Ela só tinha aparecido em Sonic CD, mas foi raptada por Metal Sonic. Após Sonic Drift, apareceu em alguns outros Spin-Offs, como Sonic Drift 2, Sonic R e Sonic Championship. Já no Dreamcast, em Sonic Adventure, Amy teve seu visual remodelado e finalmente foi uma personagem bastante interessante, tanto na jogabilidade quanto no enredo.

Green Hills Remixada? A música You Can do Anything de Sonic CD foi baseada na música da fase Green Hills do game Sonic 2 versão 8 bits. A mesma música ainda foi utilizada também de forma semelhante em Sonic Drift, na música de invencibilidade.

Relançamentos: Sonic Drift foi relançado para Xbox 360 e Playstation 2 na coletânea Sonic Mega Collection Plus; e em Sonic Adventure DX para PC e Game Cube.

Logo 3

Jogos da Série Principal e Original

Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Sonic CD . Sonic 3 . Sonic & Knuckles . Adventure . Adventure 2 . Heroes . Sonic the Hedgehog . Unleashed . Colors . Generations . Lost World . Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Chaos . Triple Trouble . Blast . Pocket Adventure . Advance . Advance 2 . Advance 3 . Rush . Rush Adventure . Knuckles' Chaotix . Labyrinth . Tails' Skypatrol . Tails Adventure . Sonic 3D Blast . Shadow the Hedgehog . Rivals . Rivals 2 . Sonic 4: Episode I . Sonic 4: Episode II . Rise of Lyric. Shattered Crystal . Fire & Ice. Sonic and the Secret Rings . Sonic and the Black Knight . Drift . Drift 2 . R . SegaSonic . Riders . Riders: Zero Gravity . Sega All-Stars Racing . Free Riders . All-Stars Racing Transformed . Shuffle . Spinball . Sonic Fighters . Dr. Robotnik's Mean Bean Machine . Pinball Party . Battle . The Dark Brotherhood . Sonic Mania . Sonic Forces