FANDOM


Sonic-and-All-Stars-Racing-Transformed

Sonic & All-Stars Racing Transformed é um jogo de corrida desenvolvido pela Sumo Digital e publicado pela Sega. Foi lançado em novembro de 2012 para PlayStation 3, Xbox 360 e Wii U, em dezembro de 2012 para PlayStation Vita, em janeiro de 2013 para Microsoft Windows e em fevereiro de 2013 para Nintendo 3DS. Ports para iOS e Android estão atualmente em desenvolvimento com lançamento previsto para o período de inverno 2013-14 no Hemisfério Norte.

Sonic & All-Stars Racing Transformed é a sequência de Sonic & Sega All-Stars Racing e o oitavo jogo de corrida da série Sonic the Hedgehog.

Continuação do jogo de corrida Sonic & SEGA All-Stars Racing, ele manteve o estilo da série, mas inovou completamente o gênero ao adicionar lanchas e aviões no meio das corridas. All-Stars Racing Transformed mantém a fórmula de usar vários personagens da SEGA (porém agora existem personagens convidados de outras franquias), o estilo de corrida baseada em drift e boost e os itens, mas tudo com grandes novidades. Em resumo, é um aprimoramento total do primeiro jogo, especialmente na versão PC, então, se você está receoso em pegar o Transformed por conta do port de péssima qualidade do seu antecessor, pode ficar tranquilo que agora a coisa se inverteu e a versão PC é a melhor de todas. Ao contrário do que parece para quem apenas vê o jogo, ele é bem mais complexo e profundo do que aparenta. Vários detalhes e mecânicas estão presente, deixando-o muito rico para quem quer jogar para valer, ao mesmo tempo que mantém a simplicidade de seu antecessor, onde não existem marchas, embreagem, dano nas batidas nem nada do estilo. Atenção: esta review é baseada na versão de PC.

Novidades

Como já dito, a grande novidade do jogo é o fato do seu carro se transformar em lancha e avião durante a corrida, mas nem todas as fases usam todas as formas do seu veículo. Basta passar pelos Portais de Transformação e seu veículo mudará automaticamente, as animações das transformações são muito bem feitas. O primeiro jogo da série pode ter sofrido arduamente por ser comparado sem dó com o Mario Kart, mas agora a coisa se inverteu, com essa inovação dos veículos, agora são os fãs de Mario Kart que estão pedindo isso para a série!

Tudo no jogo foi melhorado e adaptado para os veículos novos, então, todos os personagens agora correm em algum tipo de veículo terrestre. Todas as motos foram retiradas do jogo e Steve Lycett, da Sumo Digital, deu duas razões para isso: primeiro porque elas eram muito superiores aos outros veículos e segundo por um motivo estético de que os veículos tivessem espaço para poder guardar as partes nas transformações.

Todas as armas foram refeitas e novas foram adicionadas, criando uma gama de estratégias bem maior e tornando o jogo mais cruel, de certa forma. Como o jogo é baseado em drift e boost, estes elementos também foram melhorados. Agora existem mais níveis de boost, 6 ao todo, e novas formas de se conseguir este valioso impulso. O jogo tem uma duração, fator replay e desafio muito maiores que o seu antecessor. O novo modo World Tour garante boas horas de jogo e a dificuldade Expert com certeza irá lhe desafiar. Sem contar as pistas que sofrem mudanças em seu percurso a cada volta!

Outra grande novidade é que agora toda vez que você completa um evento, seu personagem ganha experiência, passa de nível e destrava os Mods, que por sua vez, modificam a distribuição dos status dos personagens permitindo que você, por exemplo, pegue um personagem mais focado em Speed e use um Mod que o faça ser mais focado em Boost. O narrador sem dúvidas da um novo toque especial para o jogo, pois agora ele é muito mais participativo. Ele narra suas armas, sua performance, quando alguém ativa All-Stars e muito mais.

Desta vez a versão PC não foi apenas um port, ela é uma versão completa e superior as versões consoles, especialmente no quesito gráfico. Ela pode ter sido a última versão lançada, mas ao contrário do seu antecessor, seu modo multiplayer é completo e muito divertido, existem mais personagens exclusivos e que possuem um design muito melhor que os dos consoles, e a melhor parte é que você pode configurar o controle!

Requerimentos mínimos

Para rodar o Sonic & All-Stars Racing Transformed na sua máquina, ela precisa ter no mínimo:

  • OS: Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8;
  • Processador: Intel Core 2 Duo de 2GHz ou equivalente;
  • Memória: 1GB Ram (Windos XP), 2GB Ram (Windows Vista, Windows 7, Windows 8);
  • Placa de vídeo: 256MB com suporte para Shader Model 3.0;
  • DirectX: 9,0c;
  • HD: 6,7 GB de espaço livre;
  • Som: Compatível com o DirectX 9.
Controles

Se você quer se dar bem neste jogo é altamente recomendado que você configure os controles da sua maneira, afinal são mais de 10 botões para usar. Você precisa ter fácil acesso a eles. Ao lado segue o layout que eu uso. É normal você achá-lo estranho, tanto que o ideal é você encontrar o seu.

Felizmente, a Sumo Digital fez um excelente trabalho aqui e, ao contrário do primeiro jogo, você pode escolher mais de uma tecla para a mesma função e ainda pode definir a mesma tecla para mais de uma função!

As teclas de direção orientam para onde o seu personagem irá se mover. O acelerador é o botão que faz o seu personagem ir para frente e o que você mais vai usar, são poucos os momentos que é necessário soltá-lo.

Brake/Drift/Reverse é provavelmente o botão mais importante depois do acelerador, pois é ele que você usa para fazer drift e dar ré. Para brecar, basta segurar este botão sem estar segurando o acelerador ou sem estar pressionando para a direita ou esquerda.

Fire Weapon é o botão para usar seus itens. Se você pressioná-lo ao invés de só apertar, você usará até três cargas do item que tiver. Combinando o botão Rear View ou para baixo com o Fire Weapon, você atirará para trás.

Os botões de flip servem para fazer manobras. No formato de carro ou lancha, sempre que você salta, você pode usar as manobras para ganhar bônus de velocidade quando pousar. No formato de avião, eles servem para rolar para os lados (DO A BARREL ROLL!), ou para cima ou para baixo.

Team Weapon serve apenas para o modo de tela dividida no World Tour, onde existe um slot de item que qualquer um dos jogadores pode usar ou colocar itens. Este botão também serve para finalizar imediatamente uma partida no modo Time Attack, desde que você já tenha completado ao menos uma volta.

Menus

O jogo possui uma série de menus:


  • Career: é o modo single player. Aqui você encontrará 4 sub-menus:
    • World Tour: o modo missão do jogo, aqui você enfrentará vários desafios para ganhar estrelas e destravar personagens e Mods;
    • Grand Prix: o modo corrida. Aqui você escolhe uma Cup, que é formada por 4 pistas, e compete para ver quem é o melhor;
    • Time Attack: como o próprio nome diz, aqui você desafia a si próprio para conseguir o melhor tempo;
    • Single Race: selecione uma pista e corra apenas para treinar.
  • Mach Making: o modo multiplayer do jogo. Aqui também há vários sub-menus:
    • Race: corra contra outros jogadores ao redor do mundo;
    • Arena: é o modo batalha;
    • Lucky Dip: uma mistura do modo modo Race e Arena.
  • Custom Game: são os outros modos multiplayer, aqui você pode jogar Local, com seus amigos, ou Online:
    • Race: igual ao do Match Making, a diferença é que você escolhe a pista;
    • Battle Arena: seja o último jogador com vidas e vença;
    • Battle Race: igual ao modo Lucky Dip, mas você escolhe a pista;
    • Capture the Chao: colete os Chao e leve-os de volta ao ponto de coleta para marcar pontos;
    • Boost Race: sem itens, apenas habilidade e muitos Boost Pads/Zones.
Dificuldades

Com exceção do modo Time Attack e o Multiplayer, você sempre escolherá uma dificuldade antes de cada evento. Existem quatro ao todo e o ideal é que você jogue sempre na mais alta:

Easy: dificuldade mais baixa do jogo. Aqui todos os personagens tem sua velocidade reduzida para ficar bem fácil para os iniciantes. Você também ganha bem menos experiência aqui.

Medium: a velocidade dos personagens aumenta um pouco, mas ainda não atinge o máximo. Você ganha mais experiência e o computador já demonstra sinais de inteligência com as armas e fazendo drift.

Hard: maior dificuldade disponível no começo, os personagens desenvolvem toda a velocidade, fazem drifts, manobras e sua pontaria já melhora bastante com as armas.

Expert: destravada no World Tour, junto da Superstar Showdown, o computador atinge seu potencial máximo. Sua pontaria com as armas fica sobre-humana, ele faz drifts excelentes, boas manobras e sem boost as vezes consegue a façanha de lhe ultrapassar durante o seu boost. Tome muito cuidado aqui, pois o computador tem uma forte tendência de escolher você como alvo, então não fique espantado de estar em 5º lugar e o 1º colocado lhe acertar um Fireworks, e pra piorar, ele busca vingança a qualquer preço, portanto se você atingir alguém, você pode ter certeza que aquele personagem irá guardar uma arma a corrida inteira, e se necessário se jogará da pista só para acertar você em cheio. E como se isso não fosse o suficiente, ele ainda consegue disparar para trás com qualquer All-Star e com o Blowfish! Aqui se ganha o máximo de experiência.

Tela do jogo

Se familiarizar com o que está na sua tela é vital para a sua performance na corrida:


  • O grande número no topo a esquerda representa a sua posição na corrida;
  • Logo a direita da sua posição temos a volta em que você está;
  • Na parte de baixo a esquerda temos o mini mapa da pista;
  • No topo a direita temos a sua arma equipada;
  • Logo à esquerda da arma, vemos o Mod equipado, se você estiver usando Standard ou Console ele não aparecerá;
  • Na parte de baixo da tela temos os retratos dos personagens que estão logo atrás de você, quanto mais próximo estiverem, maior vai ficando o retrato;
  • Toda vez que você for alvo de uma arma teleguiada, uma mira aparecerá no seu personagem mostrando qual arma é. Quanto maior a mira, mais próxima a arma está de você;
  • Outros avisos importantes aparecem na direita, logo abaixo da sua arma, no topo da tela no centro e bem no meio da tela.
Drift

Como já mencionado, o jogo é baseado em drift e boost, ou seja, você terá que usar e abusar desses dois elementos para ter sucesso nas corridas e para usar o drift, você deve pressionar o botão de drift ao mesmo tempo que pressiona o acelerador e para a direita ou para a esquerda. Ao segurar este botão, seu personagem ficará com o veículo voltado para o lado que você está virando e com isso você fará curvas com muito mais facilidade, de fato, algumas curvas do jogo só são possíveis, em alta velocidade, se você estiver fazendo drift, portanto, a única forma de frear enquanto faz drift é soltando o acelerador.

Quanto mais tempo você manter o drift, mais energia você vai carregando para que quando você soltar o botão de drift seu personagem usará um boost, ganhando velocidade extra. O nível do boost vai mudando de acordo com a cor que aparece na parte de trás do seu veículo, portanto, sempre que for fazer alguma curva, procure usar o drift exatamente para ganhar este impulso extra.

Você pode mudar a direção em que está fazendo o drift sem disparar o boost, para isso, pressione para o lado oposto ao que estiver e, rapidamente, solte e pressione o botão de drift novamente. Se fizer corretamente, você inverterá a direção do seu drift e continuará carregando energia, mas toda vez que você mudar de direção, o tempo para subir o nível do boost reseta, logo, calcule bem para não mudar de direção faltando poucos instantes para subir de nível. O nível sobe a cada tantos segundos de drift na mesma direção, mas se você bater forte na parede ou ser atingido por uma arma ou armadilha, você perderá toda a energia que acumulou e se a sua batida for muito forte, seu personagem até sai do drift. O tempo de carga de cada nível é:


  • Nível 1: 1,8 segundos (vermelho);
  • Nível 2: 2,6 segundos (rosa);
  • Nível 3: 2,6 segundos (azul claro).

Fazendo drift é possível atingir até o nível 3 de boost, o que leva um total de 7 segundos. Você identifica o nível que está pela bola de luz que aparece em seus escapamentos. Drift Boost feitos durante o All-Star tem seu nível aumentado em 3, ou seja, um Drift Boost de nível 1 vira um de nível 4.

Boost

A principal forma de ganho de velocidade do jogo, aprenda a tirar o máximo de proveito deste complexo recurso para conseguir vencer nas corridas. Duram 2,5 segundos e existem ao todo 6 níveis de boost, que são identificados pela cor, quanto mais alto o nível que você atingir, mais forte será o impulso:

Nível 1: chamas pequenas e vermelhas; Nível 2: chamas médias e rosas; Nível 3: chamas médias e azuis; Nível 4: chamas longas e laranjas; Nível 5: chamas longas e azuis; Nível 6: chamas enormes, laranjas e com anéis.

Você pode, e deve, somar boosts para poder passar do nível 3, portanto se você fizer um boost de nível 2 e junto dele outro de nível 2 você obterá um de nível 4. Os Boost Zones dão um boost de nível 2, fazendo drift você pode chegar até o nível 3, itens de boost fornecem um nível 4, ou seja, se você quiser atingir o nível 6, terá que fazer uma cadeia de boosts, unindo o máximo que puder.

Um boost de nível 1 aumenta sua velocidade em 3%, enquanto que um de nível 6 aumenta em 32%, logo, aprenda a unir boosts para atingir o maior nível possível, nem que para isso, você tenha que segurar um Drift Boost por mais tempo, mas cuidado, se você passar do nível 6, estará desperdiçando boost.

A potência do boost é diferente para cada veículo, sendo o do carro o mais forte e o da lancha o mais fraco, a diferença entre os dois é quase o dobro.

As formas de ganhar boost são:


Boost Start: durante a contagem da largada, se você apertar e soltar o acelerador a cada número da contagem, você irá carregar 1 nível de boost. Acertando os 3 você largará com um boost nível 3, portanto fique atento na contagem, você tem uma janela de tempo pequena para acertar e se você errar no meio da contagem, você perderá tudo o que acumulou;

Boost Pads: encontrados no chão e garantem um boost nível 1, geralmente vem em linha, de modo que você possa fazer uma seqüência. Esses boosts também aparecem na Dream Valley, como arcos, na parte em que se voa. Muitas vezes eles são encontrados em fileiras de dois ou três e se você passar bem no meio deles, poderá pegar dois de uma vez ganhando um boost de nível 2, porém isso não funciona em todas as pistas;

Boost Zones: nunca perca um, a menos que ele esteja longe demais de você, mas sempre vale a pena desviar um pouco do seu caminho para passar neles, afinal, valem um nível 2. São encontrados apenas na água e no ar;

Drift Boost: como já dito, você precisará do drift para fazer a grande maioria das curvas do jogo e quanto mais tempo você segurar o drift, mais boost você vai carregando, podendo chegar até o nível 3, portanto faça drift mesmo nas curvas suaves, pois um nível 1 já é vantagem;

Stunt Boost: no chão ou na água, sempre que você der algum salto, use os botões de flip para fazer manobras e ir ganhando níveis de boost, você pode atingir até o nível 3, porém existe um bônus aqui, se você fizer 3 stunts, cada um para uma direção diferente, você sairá com um boost de nível 4. Tome muito cuidado com essas manobras, pois se você bater em alguma parede ou pousar enquanto gira, você perderá tudo o que carregou e boa parte da sua velocidade, além disso, se você apertar os botões muito rápido ou tentar fazer uma manobra para outra direção no meio de outra, você perderá todo o boost que já carregou, portanto, faça os stunts sempre para a mesma direção;

Risk Boost: existe apenas enquanto você está na forma de avião. Como o nome diz, é uma manobra de risco. Toda vez que você usar um flip para desviar de algum obstáculo ou parede no último instante, você ganhará um boost de nível 1. É possível fazer uma cadeia com eles atingindo até o nível 3 (Danger Boost e Reckless Boost), portanto treine isso, pois o benefício vale o risco. O Risk Boost não funciona se você desviar de armadilhas, apenas de partes estáticas da pista;

Transform Boost: Toda vez que você se transformar em um carro ou barco e estiver no ar, você pode fazer manobras para ganhar boost, o funcionamento é o mesmo do Stun Boost, podendo render até o nível 4. Lembrando que isso não funciona se você estiver se transformando em um avião.

Licença

Bom, você precisa de uma habilitação para dirigir, não?

A sua licença pode ser visualizada durante os menus pressionando F1. Ela armazena as informações do seu progresso no jogo e também serve para exibir até 3 stickers.

Os ranks da sua licença são: C, B, A, S, ★ e ★★★. Para subir o rank, basta ir completando o jogo. Pegue estrelas no World Tour, ganhe os Grand Prix em primeiro lugar no Expert, destrave os mods dos personagens e bata os tempos da Sumo Digital no Time Attack.

Todo o seu progresso está na parte de trás da licença, lá você poderá ver com facilidade o quanto já fez de cada parte do jogo, além da porcentagem de jogo completo (que por algum motivo passa de 100%), o tempo total de jogo e o seu personagem mais jogado.

Para conseguir o rank ★★★ basta atingir 100% de jogo completo.

*************************************************************************Wikka*************************************************************************************

Itens

Espalhados por todas as pistas, eles são as armas e acessórios que você pode pegar para ajudar em sua corrida. Eles são encontrados em dois tipos de caixas, distribuídos pelos diversos caminhos ao longo jogo.

As caixas com "?" são as aleatórias, nelas você pode tirar qualquer um dos 11 itens abaixo, elas reaparecem depois de 2 segundos. Já as caixas com "!" são os super pickups, eles dão um item fixo, demoram muito mais para reaparecer e estão escondidos em locais de difícil acesso, mas valem muito a pena.

A grande arte do jogo é saber usar as armas, quando atirar e o mais importante, saber se defender delas e usá-las como forma de defesa. Se você está na liderança, isso é primordial para que continue na frente. Todas as armas podem ser disparadas para trás, basta segurar para trás no controle (ou mudar a visão para trás), e disparar. Se você segurar o botão de disparo ao invés de apenas apertá-lo, você irá usar até três cargas daquela arma de uma vez, isso é perfeito para ser usado com os super pickups ou com o Ice.

Na hora de usar os itens, procure sempre o melhor local, onde você possa causar o maior dano, por exemplo, usar o Blowfish em Boost Pads ou pontos cegos da pista, usar o Swarm em áreas estreitas, acertar alguém na subida ou durante um boost, etc. Um tiro muito bem dado pode acertar dois adversários se eles estiverem muito próximos.

Fireworks: projétil rápido que vai em linha reta. Ele pode quicar em paredes por várias vezes antes de sumir ou acertar algo. Tome cuidado ao usá-lo, pois se quicar na parede e voltar em você, irá lhe acertar. Pode ser atirado para trás e no ar ele faz uma leve curva para tentar acertar um alvo.

Super Pickup: 3 Fireworks: Samba Studios, Carrier Zone, Seasonal Shrines, Rogue's Landing (volta 3), Sanctuary Falls (volta 2), Gaveyard Gig (volta 3), Adder's Lair, Race of Ages e Egg Hangar.

Ice: projétil que vai em linha reta e que deixa o alvo lento. Vem sempre em conjunto de 3 e se você atingir os 3 no mesmo alvo, você o congelará deixando-o praticamente parado. Pode ser disparado para trás.

Super Pickup: 6 Ice: Carrier Zone, Temple Trouble, Dream Valley (volta 3), Burning Depths (volta 1) e Egg Hangar.

Drone: projétil teleguiado que mira automaticamente no alvo a frente, não importa o quão longe esteja. As vezes demora para atingi-lo e pode ser destruído, inclusive por você mesmo, portanto cuidado quando atirar com outras armas. Você não pode ser atingido pelo seu próprio drone. É possível desviar dele usando um boost, passando por um portal de transformação ou fazendo stunts quando a mira ficar grande e começar a piscar e se você conseguir desviar, ele vai mirar no próximo corredor! Pode ser disparado para trás, mas ele irá em linha reta. Podem vir 2 de um pickup comum!

Super Pickup: 3 Drones: Galactic Parade (voltas 2 e 3), Rogue's Landing (voltas 1 e 2), Dream Valley, Graffiti City (volta 3), Sanctuary Falls (volta 1 e 3), Graveyard Gig (volta 3), Adder's Lair, Burning Depths (volta 2), Race of Ages e Shibuya Downtown.

Twister: item teleguiado quase inútil contra o computador, mas que pode facilmente arruinar a corrida de alguém. O Twister inverte os controles de quem é atingido causando sérios problemas. Você pode dispará-lo para trás e ele se tornará uma armadilha estática esperando alguém o atingir. Ele se move muito mais rápido que o Drone e também pode ser destruído. Não existe em super pickup.

Swarm: também chamado de Sky Tigers, esse item cria um enxame de abelhas na frente do primeiro colocado e deixa lento quem atingi-las. Escolha bem onde usar este item, pois eles são inúteis nas seções aéreas e você não escolhe para onde elas vão nas bifurcações. Existe um bug nesse item, pois as vezes o modelo das abelhas não se alinha com a área de dano delas, então você pode acabar atravessando elas sem ser atingido. Você pode ver o enxame passando por você antes dele ser criado, atire nele para matar algumas das abelhas antes que apareçam! Se você jogar o Swarm para trás, as abelhas aparecerão imediatamente atrás do seu personagem. Você não pode ser atingidos pelo seu próprio Swarm e não existe super pickup.

Blowfish: armadilha estática que aparece atrás do seu carro. Perfeito para bloquear passagens ou boost pads/zones. Podem ser disparados para frente, agindo de forma semelhante ao Fireworks (segure para cima e atire). Cuidado para não ser atingido pelo seu próprio Blowfish. Pode ser destruído por uma arma e podem vir 2 de um pickup comum.

Super Pickup: 3 Blowfishes: Ocean View (volta 3), Dragon Canyon (volta 2), Seasonal Shrines, Dream Valley (volta 2), Chilly Castle (voltas 2 e 3), Sanctuary Falls (volta 1), Graveyard Gig (voltas 1 e 2), Burning Depths (volta 3), Race of Ages e Samba Town.

Hot Rod: boost ofensivo de vários níveis. Um motor enorme aparecerá no seu carro com 3 cores. Conforme o tempo passa, o mostrador vai subindo e o boost ficando mais forte. Aperte o botão de disparo para destruir o motor antes que o mostrador chegue ao fim e libere uma explosão de fogo que joga para longe quem estiver perto. Se você não destruir o motor, eles explodirá em você. Não é possível pegar outros itens enquanto estiver com o Hot Rod ativo, nem mesmo super pickups. Não existe em super pickup.

Glove: item defensivo de uso único. Quando ativado, uma luva ficará atrás do seu carro por 15 segundos ou até atingir algo. Ela defende qualquer arma ou armadilha da pista. Caso você defenda uma arma, você ganhará aquela arma de graça (caso tenha espaço livre), então, se você defender um tiro do Ice, você ganhará 3 disparos de Ice como se tivesse pego o item normalmente. A Glove protege de múltiplos ataques enquanto ela estiver sumindo e deixa seu personagem imune a armadilhas que esmagam! O único item que não pode ser "roubado" é o All-Star. Não existe em super pickup e por algum motivo, se você for atingido enquanto estiver com ela e o Hot Rod ativos, o Hot Rod será destruído.

Super Glove: versão melhorada da Glove. A mudança é que ela irá durar 15 segundos não importa quantas vezes você seja atingido, mas você ganhará as armas normalmente. Se você pegar uma Glove enquanto estiver com a Super Glove ativa, use-a antes que acabe, pois ela irá renovar o tempo de duração da Super Glove! Este item é a única defesa contra All-Stars, mas também não protege o Hot Rod.

Super Pickup: Samba Studios, Dragon Canyon (volta 3), Dream Valley (volta 1), Grafitti City (voltas 1 e 2), Sanctuary Falls (volta 3) e Adder's Lair.

Boost: super velocidade grátis. Provavelmente o item mais raro do jogo (tirando o All-Star). Esta belezinha lhe fornece um boost de nível 4 na hora. Podem vir 2 em um pickup comum! Se você tiver mais de um e segurar o botão para ativá-los você ganhará boosts mais fortes e em seqüências, então, se você tiver 2, você ganhará 2 boosts seguidos de nível 5 e se você tiver 3, ganhará 3 boosts seguidos de nível 6! É insano!

Super Pickup: Ocean View (voltas 1 e 2), Galactic Parade (voltas 1 e 2), Rogue's Landing (voltas 1 e 2), Dream Valley, Grafitti City (voltas 1 e 2), Graveyard Gig (voltas 1 e 2) e Race of Ages (volta 2).

All-Star: o item mais desejado do jogo, também chamado de "I win". Prepare-se para ganhar e perder corridas por causa deste item. Ele ativa o poder especial do seu personagem, cada um possui o seu, nele você fica invencível, todos os status do seu personagem aumentam e você ganha uma arma infinita. Dura cerca de 10 segundos. Este item é o mais raro do jogo e geralmente é dado como forma de premiar alguém que está sendo alvo de todo mundo ou está muito atrás na corrida. Não é possível conseguir este item estando na primeira colocação, nem pegar outros itens enquanto o All-Star estiver ativo e sempre que você fizer pegar um boost, o nível dele será aumentado em 3. Por mais apelão que isso seja, é possível conseguir mais de um por corrida e este item está disponível no modo multiplayer. Quanto pior for o ataque do personagem durante o All-Star, mais velocidade ele ganhará.

***************************************************************Chacal*******************************************************************

Veículos

Esta é, sem dúvidas, a grande novidade do jogo. Você não corre apenas com carros, agora você também corre com lanchas e aviões, tudo ao mesmo tempo e mudando no meio das corridas! Basta passar por um Portal de Transformação e seu veículo se transformará automaticamente. Cada um deles possui sua jogabilidade própria, onde o carro é comum, quase não mudou do jogo anterior e não tem muitos segredos, a lancha tem controle um pouco escorregadio e quanto mais ondas na água mais difícil de controlar será, e o avião é o mais sensível, um toque para o lado e você já vira bastante:

Carro: se você jogou o primeiro All-Stars Racing não há novidades aqui. É o veículo mais simples e fácil de se dirigir. Possuem velocidade mediana, maior aceleração e boost.

Lancha: será seu primeiro desafio, pois a água é um elemento imprevisível. Seus controles não serão precisos aqui e você deslizará um pouco. Pequenas ondas existirão na maioria das pistas, elas dificultam a sua estabilidade, pois causam pequenos saltos, mas você deve ficar atento, pois algumas dessas ondas podem ser grandes o suficiente para fazer uma manobra e ganhar um Stun Boost grátis. Possuem a pior velocidade, mesma aceleração dos carros e de longe o pior boost.

Avião: veículo avançado do jogo e o mais difícil de se dominar. Ele é o mais rápido dos três, portanto procure sempre se transformar nele o mais rápido possível, seu controle é bem sensível, logo se seu personagem tiver Handling alto, tome muito cuidado para não perder o controle. Como no ar você pode ficar flipando para qualquer lado a vontade, a grande sacada aqui é aprender a fazer os Risk Boosts, pois eles dão muita velocidade extra, mas não fique flipando a toa, pois você perde velocidade quando o faz, a menos que esteja em boost. Possuem a maior velocidade, pior aceleração e boost mediano.

Experiência

Sim, agora seus personagens tem pontos de experiência e níveis. Toda vez que você completa um evento, sua performance é analisada e transformada em experiência. A cada nível que o personagem passa, um novo Mod é destravado e quando ele chega no nível máximo, o Super Mod é liberado, que, por sua vez, melhora ainda mais o status principal do personagem.

São três fatores que formam a sua experiência (valores no Expert):

Colocação: claro, quanto mais na frente você chega, mais pontos ganha. Chegar em primeiro lugar concede 1.125 de experiência.

Armas: sua mira também é avaliada. Acertar todos os ataques é muito importante, mas mais que isso, é acertar com estilo. Atire para trás sem olhar, acerte oponentes no ar, a longa distância, enquanto faz drift, acerte o Blowfish para frente, faça o Fireworks quicar várias vezes antes de atingir o alvo, acerte cada disparo do Ice em um alvo diferente, etc. Junte tudo isso e com certeza você terá uma pontuação altíssima, podendo passar de 1000. Quantos mais disparos você atingir, mais pontos vai ganhando.

Pilotagem: é um jogo de corrida, não? Então sua habilidade no volante também conta e muito. Faça drifts perfeitos e de nível 3, não bata, faça maboras de nível 4, esteja sempre em alta velocidade e você pode passar fácil de 1000 de experiência aqui. Vale lembrar que quanto maior a dificuldade em que estiver jogando, mais experiência você ganhará e a duração da corrida também aumenta a pontuação.

Resumindo, não é difícil conseguir mais de 3.000 de experiência no final da corrida, basta prática, e se você conseguir ser perfeito, talvez consiga chegar aos 4.000! Para passar de nível seu personagem precisa de: 5.000 para o nível 2, 7.500 para o nível 3, 10.000 para o nível 4, 12.500 para o nível 5 e 15.000 para o nível máximo. Lembrando que a experiência volta a zero toda vez que você passa de nível.

Uma forma bem rápida de upar personagens é jogar o modo Single Race na Ocean View.

Status dos personagens e Mods

Como em todo bom jogo de corrida, cada carro, ou cada personagem no caso, possui os seus pontos distribuídos por vários status. São 5 ao todo e cada personagem tem 12 pontos para serem distribuídos pelos 4 primeiros, sendo o All-Star um status separado. Esses status chegam até o nível 6 e o efeito que eles tem sobre o seu personagem varia de acordo com os veículos:

Speed: é um jogo de corrida, não? Então este acaba sendo o mais importante, afinal ter boa velocidade é fundamental para um bom desempenho. Esse status determina a velocidade máxima do personagem em uma reta e sem boost. Personagens com menos de 4 de Speed não são recomendados para o modo Multiplayer e Time Attack. A diferença de velocidade entre um personagem de nível 1 para um de nível 6 é de 4,5% em média.

Acceleration: é o quanto o seu personagem demora para atingir a velocidade máxima, incluindo dos boosts. Quanto mais alto, menos tempo ele demora, e mais tempo ele leva para perder velocidade quando desacelerado. Em um jogo onde você está o tempo todo sendo alvo de armas e passando por armadilhas, a aceleração acaba tendo um valor alto, porém, para Time Attacks, os jogadores de nível avançado preferem personagens com nível 1 de aceleração já que nenhum outro personagem vai tirar sua velocidade. Um personagem de nível 6 chega a acelerar 2 vezes mais rápido que um de nível 1.

Handling: indica o quão rápido o seu personagem vira, quanto maior o nível, mais rápido você vai para os lados. Um personagem de nível 6 praticamente não precisa usar drift para fazer curvas fechadas. Jogadores avançados conseguem usar personagens com nível 1 de Handling, mas se você optar em usar algum com nível acima de 2, você tem a obrigação de fazer curvas passando a menos de um centímetro da parte de dentro delas, caso contrário, estará desperdiçando pontos.

Boost: como o jogo é muito baseado em boost é recomendado você ter ao menos nível 3 aqui. Toda vez que você usa um boost, este status determina por quanto é multiplicada a velocidade que você ganha. Este é o segundo status mais visado para Time Attack e jogadores avançados. Um personagem de nível 6 chega a aumentar a eficiência do boost em 2,1 vezes a mais que um de nível 1.

All-Star: não é recomendado escolher um personagem baseado neste status, levando em conta que o All-Star é um item raro, é difícil obter mais de um por evento e o seu nível nem sempre representa a capacidade dele. De qualquer forma, quanto maior o nível, mais poderoso será o seu All-Star. Quando você ativa este poder, os status do All-Star são somados a todos os seus outros enquanto ele durar. O nível dele determina o quão potente ele será. Vale lembrar que quanto mais poderosa for a arma do personagem durante o All-Star, menos velocidade ele ganhará.

Tamanho: status não oficial, mas muito importante, que muita gente não percebe e é difícil de mensurar com precisão. Cada personagem tem os veículos de tamanhos diferentes, seja em altura, largura, comprimento ou ambos. De qualquer forma, quanto menor for, melhor, pois é mais difícil de você bater em alguma coisa ou de alguém conseguir lhe atingir com alguma arma, sem contar que ser pequeno pode ser a diferença entre um boost e um stunt fail. Alguns personagens possuem carros com formatos meio desproporcionais, como o Alex Kidd, o Ralph e o Shogun, enquanto outros são bem compactos, como a Amy e o Dr. Eggman.

A grande novidade aqui é que agora os status dos personagens não são fixos como no jogo anterior. Cada um deles possuem 7 Mods que alteram a distribuição de pontos nos status principais, focando o personagem em um determinado status e sacrificando outros. Todos os personagens começam no modo Stardard e possuem um modo Balance (que equilibra os status), um focado em cada um dos status, um Super Mod (que melhora mais ainda o status principal daquele personagem), e um Console Mod, que é um Mod especial destravado no World Tour e que foca o personagem em Speed e Boost.

Personagens

A versão PC possui mais de 25 personagens e também a maior quantidade de exclusivos, sem contar que são os melhores. Alguns personagens do Sonic & SEGA All-Stars Racing foram retirados do jogo e novos foram adicionados, o que deixou alguns fãs tristres. Outros tiveram seus carros modificados, pois, como já dito, todas as motos foram tiradas do jogo.

Seja como for, pela versão PC ser a mais bem feita, é a mais fácil de receber novos corredores e por isso é a que mais tem. Até a data de postagem desta review, a Sumo disse que ainda não terminou com o jogo e mais está por vir. Uma enquete foi feita há algum tempo para que a galera escolhesse quem deveria ser colocado, mas até agora nenhum foi feito, porém a Sumo diz que vão entrar.

O ideal aqui é conhecer ao menos 4 personagens, pois assim quando você for jogar Online não corre o risco de alguém pegar quem você sabe usar. Vários personagens possuem os mesmos status em certos mods, então pesquise e destrave os mods daqueles que lhe interessam. Lembre de levar em conta o tamanho do veículo do personagem, pois quanto maior, pior, e pra piorar ainda mais, alguns personagens tem o costume de pular na frente do carro nas comemorações, atrapalhando mais ainda a sua visão (dá vontade de dar um chute na bunda do Alex Kidd pra ele sair da frente).

Eles estão muito mais equilibrados que no jogo anterior, onde era descarado que os personagens com motos eram os melhores, e a utiliazação dos Mods pode mudar completamente um personagem. Como todo bom jogo, alguns personagens não estão disponíveis de início e precisam ser destravados. Abaixo está a lista com todos os personagens da versão PC até agora.

Personagens iniciais
  Nome: Sonic the Hedgehog

Origem: Sonic the Hedgehog

Personagem principal do jogo e considerado um bom corredor para os iniciantes. Seus status são voltados para Speed, mas Acceleration e Boost baixos. Seu All-Star também deixa muito a desejar, mas seu Handling de nível médio-alto ajuda bastante a manter-se longe das paredes.

Balanced:
Handling:
Boost:
Acceleration:
Super Speed:
Genesis:
  Nome: Miles "Tails" Prower

Origem: Sonic the Hedgehog 2

Personagem bem sólido e voltado para controle, seu Handling é bem alto, a sacrifício da sua Speed, porém seus mods são bem variados e podem torná-lo um excelente personagem para qualquer coisa. Seu All-Star é um dos melhores do jogo e também o mais odiado pelos adversários, pois atira muito rápido e com boa precisão.

Balanced:
Acceleration:
Speed:
Boost:
Super Handling:
Genesis:
  Nome: Knuckles the Echidna

Origem: Sonic the Hedgehog 3

Com status bem balanceados, ele se torna um personagem bem equilibrado, não excedendo em nenhum lado, mas também não faltando em nenhum quesito, porém seu Genesis Mod é muito bom. Seu All-Star é bem fraco, mas dá muita velocidade.

Handling:
Acceleration:
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
Genesis:
  Nome: AiAi

Origem: Super Monkey Ball

Focado em Acceleration, sua falta de Speed chega a ser um problema nas retas. Seu foco é em fazer curvas de forma bem fechada e se recuperar rapidamente das subidas e armadilhas. Seu All-Star é muito bom e bem irritante para os adversários.

Balanced:
Handling:
Speed:
Boost:
Super Acceleration:
Arcade:
  Nome: Beat

Origem: Jet Set Radio

Balanceado entre Acceleration, Handling e Boost, ele possui uma velocidade média e no geral é bem parecido com o Knuckles. Feche bem as curvas e aproveite muito seu Boost. All-Star bem fraco, é um dos piores do jogo.

Balanced:
Acceleration:
Speed:
Boost:
Super Handling:
Dreamcast:
  Nome: Amy Rose

Origem: Sonic the Hedgehog CD

Bem semelhante ao AiAi, ela tem enfoque em Acceleration e Handling, sacrificando Speed e Boost. Tire proveito de boas curvas e recuperação rápida para ganhar as corridas. Ao contrário do que seu status diz, seu All-Star é muito bom e ela possuí os menores veículos do jogo.

Seus outros Mods são:

Handling:
Acceleration
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
Genesis:
  Nome: B.D. Joe

Origem: Crazy Taxi

Bem parecido com o Sonic, ele é focado em Speed, mas possui um equilíbrio maior entre os outros status. Ele puxa um pouco mais para o Boost, mas seu All-Star é um dos piores do jogo.

Balanced:
Handling:
Boost:
Acceleration:
Super Speed:
Arcade:
  Nome: MeeMee

Origem: Super Monkey Ball

Praticamente idêntica ao AiAi, ela é mais focada em Handling do que Boost e seu All-Star é muito pior do que o de seu namorado.

Balanced:
Handling:
Speed:
Boost:
Super Acceleration:
Arcade:
  Nome: Ulala

Origem: Space Channel 5

Personagem que esquece do Speed e equilibra os outros status, ela sem dúvidas foi feita para fazer curvas e subidas em grande estilo. Seu All-Star é muito bom.

Seus outros Mods são:

Balanced:
Acceleration:
Speed:
Boost:
Super Handling:
Dreamcast:
  Nome: Ralph

Origem: Wreck-it Ralph

Direto do filme da Disney, ele foi uma "troca" pelo fato do Sonic estar em seu filme. Focado em Speed e Boost, ele é um personagem com status um pouco mais focados que o do Tails. Altamente recomendado para Time Attacks devido ao seu mod 4/1/1/6. Seu All-Star é horrível, mas rende boa velocidade.

Handling:
Acceleration
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
VIP:
Personagens destraváveis
  Nome: Amigo

Origem: Samba de Amigo   Destravado: World Tour > Sunshine Coast > 8 estrelas

Outro corredor que ignora Speed. Focado em Handling e Acceleration, ele definitivamente foi feito para curvas e subidas. Seu All-Star é muito bom.

Balanced:
Acceleration:
Speed:
Boost:
Super Handling:
Arcade:
  Nome: Danica Patrick

Origem: Stewart-Haas Racing   Destravada: World Tour > Frozen Valley > 16 estrelas

Corredora da Nascar na vida real e ex-corredora da Fórmula Indy, ela também é uma convidada especial no jogo, fez propaganda da SEGA em seu carro real e participou do comercial do jogo. Ela é uma personagem com Boost alto e Speed abaixo da média. Equilibrada no geral, seu All-Star é forte.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
VIP:
  Nome: Shadow the Hedgehog

Origem: Sonic Adventure 2   Destravado: World Tour > Frozen Valley > 35 estrelas

Personagem focado em Speed e Boost, tem pouca Acceleration e é recomendado para jogadores com mais experiência e também para Time Attacks, devido ao seu mod 5/1/1/5. Seu All-Star é bem fraco.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
Dreamcast:
  Nome: Vyse

Origem: Skies of Arcadia   Destravado: World Tour > Scorching Skies > 30 estrelas

Também com enfoque em Speed e Boost, ele é mais voltado para Speed que Boost, mas no geral é quase igual ao Shadow, incluindo seu mod de Time Attack 5/1/1/5 e também o All-Star fraco.

Balanced:
Handling:
Boost:
Acceleration:
Super Speed:
Dreamcast:
  Nome: Dr. Eggman

Origem: Sonic the Hedgehog   Destravado: vença todos os Grand Prix

Focado em Speed e Handling, o velho doutor tem péssima Acceleration, mas ainda sim seu Boost não é deixado de lado. Seu All-Star é provavelmente o melhor do jogo.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
Genesis:
  Nome: NiGHTS

Origem: NiGHTS into Dreams   Destravada: World Tour >Scorching Skies > 80 estrelas

Personagem extremamente equilibrado, seus stats são igualmente distribuídos de acordo com o Mod escolhido. Por algum motivo estranho, NiGHTS possui 13 status distribuídos em seu Console Mod. Seu All-Star é diferente dos demais, pois ele sai girando em espiral para frente atropelando quem estiver no caminho e é o que mais dá velocidade do jogo.

Handling:
Acceleration
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
Saturn:
  Nome: Gum

Origem: Jet Set Radio   Destravada: World Tour > Moonlight Park > 105 estrelas

Corredora com Speed acima da média, Handling abaixo da média e equilíbrio nos outros status. Seu All-Star é o mais diferente do jogo, pois seu ataque é deixar uma trilha de corações partidos para trás.

Balanced:
Handling:
Boost:
Acceleration:
Super Speed:
Dreamcast:
  Nome: Joe Musashi

Origem: Shinobi   Destravado: World Tour > Twilight Engine > 85 estrelas

Equilibrado nos status com um enfoque em Boost e um Handling abaixo da média. Seu All-Star é tão bom quanto o de Eggman.

Handling:
Acceleration
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
Arcade:
  Nome: Pudding

Origem: Space Channel 5   Destravada: World Tour > Twilight Engine > 50 estrelas

PUDDING!! Digo... semelhante a sua rival Ulala, ela é focada em Acceleration, porém tem mais Speed e menos Handling, e seu All-Star é péssimo.

Handling:
Acceleration
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
Dreamcast:
  Nome: Gilius Thunderhead

Origem: Golden Axe   Destravado: World Tour > Moonlight Park > 120 estrelas

Personagem com grande enfoque em Speed e Boost, seu Acceleration é mínimo. Considerado personagem para jogadores avançados e para Time Attack com seu mod 4/1/1/6, seu All-Star é muito bom.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
Arcade:
  Nome: Reala

Origem: NiGHTS into Dreams   Destravado: World Tour > Superstar Showdown > 160 estrelas

Tão equilibrado quanto NiGHTS, porém com mais Boost e menos Acceleration. Ele também possui um total de 13 pontos distribuídos em seu Console Mod. Seu All-Star é um pouco melhor que o de seu rival.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
Saturn:
  Nome: AGES

Origem: Sonic & All-Star Racing Transformed   Destravado: World Tour > Superstar Showdown > 165 estrelas

Uma Visual Memory Unit do Dreamcast que faz menção aos jogos antigos da SEGA. Como carro é um Hornet do Daytona USA, como lancha é um controle do Dreamcast e como avião é um F-14 Tomcat do After Burner. Personagem avançado do jogo, ele é focado em Speed e Boost, o que torna seu mod 4/1/1/6 ideal para Time Attacks. Seu All-Star é muito poderoso.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
AGES:
Personagens extras e DLC
  Nome: Metal Sonic

Origem: Sonic CD

Primeiro personagem de DLC pago do jogo e por isso já vem no nível máximo, seus veículos são muito bem feitos, detalhados e bonitos. Ele é focado em Speed e Boost, de forma semelhante ao Sonic, mas seu mod 5/1/1/5 o torna excelente para Time Attacks. All-Star bem fraco, mas que dá boa velocidade.

Handling:
Acceleration
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
Genesis:
  Nome: Alex Kidd

Origem: Alex Kidd in Miracle World   Adicionado: 24/12/2012

Ele foi o presente de natal aos jogadores. O tamanho do seu carro é muito desproporcional e a sua mania de pular na em cima do carro para comemorar enaltece sua grande cabeça atrapalhando a visão. Focado em Acceleration e Boost, é um personagem interessante para jogar. Seu All-Star é fraco, mas dá boa velocidade.

Balanced:
Handling:
Boost:
Acceleration:
Super Speed:
Genesis:
  Nome: Shogun

Origem: Shogun: Total War

Com um carro bem enfeitado e robusto, ele é um exclusivo da versão PC que deixa os Miis e Avatares no chinelo. Seus Mods são bem variados, mas seu enfoque é Boost. All-Star bem potente e que atinge o oponente várias vezes, o que é excelente para roubar All-Star Tokens.

Balanced:
Acceleration:
Speed:
Boost:
Super Handling:
VIP:
  Nome: Football Manager

Origem: Football Manager 2012

Segundo personagem exclusivo da versão PC, o homem de meia face é bem equilibrado com tendência ao Boost. Seu All-Star é decente e dá uma boa velocidade.

Handling:
Acceleration
Speed:
Boost:
Super <u>Balanced:</u>
VIP:
  Nome: Team Fortress

Origem: Team Fortress 2

Provavelmente o melhor exclusivo de todos, os pilotos vão alternando entre Pyro, Heavy e Spy conforme os veículos vão mudando. É um personagem acima da média e com enfoque em Speed e Boost. Seu All-Star é bem forte.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
VIP:
  Nome: General Winter

Origem: Company of Heroes 2   Adicionado: 04/07/2013

Adicionado para atrair as atenções para a promoção do fim de semana grátis na Steam, o General sofreu certa censura depois de seu lançamento, onde a estrela em seu tanque foi modificada devido a reputação negativa que o Company Heroes 2 estava tendo em alguns países. Personagem focado em Speed e Boost, ele possui veículos muito grandes e seu All-Star é péssimo, mas com boa velocidade.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
VIP:
  Nome: Willemus

Origem: Total War: Rome 2   Adicionado: 05/08/2013

Provavelmente o melhor personagem para corridas, pois seu Console Mod é o Saturn, o mesmo usado pelo NiGHTS e Reala, o que dá a ele 13 pontos muito bem distribuídos! Ele é basicamente um Tails melhorado e como se não bastasse, seu All-Star dá muita velocidade. Volte ao World Tour e destrave novamente o Saturn Mod para que Wilimus possa usá-lo.

Balanced:
Handling:
Speed:
Acceleration:
Super Boost:
Saturn:
World Tour

Aqui é onde se recomenda começar a jogar. O modo World Tour é como se fosse o modo missão do jogo, aqui você enfrentará uma série de desafios variados para ganhar estrelas e ir abrindo caminho. São ao todo 6 Tours, mas apenas 5 estão disponíveis inicialmente: Sunshine Coast, Frozen Valley, Scorching Skies, Twilight Engine, Moonlight Park e Superstar Showdown. Chegue ao final de cada Tour para destravar o seguinte.

Todos os destraváveis do jogo estão aqui (exceto Eggman), e são liberados com as estrelas. Além disso você também libera os Mods e a dificuldade Expert. Portais existem bloqueando o seu caminho, exigindo uma determinada quantidade de estrelas para serem abertos e liberarem seu caminho, tudo isso para evitar que você passe tudo na dificuldade mais baixa.

Quanto maior a dificuldade que você escolher, mais estrelas você irá ganhar, sendo um total de 4 estrelas por evento, somando 232 estrelas ao todo.

Os eventos que você enfrentará são:

Race: corrida de três voltas por uma determinada pista, chegue em primeiro e ganhe as estrelas;   Versus: enfrente vários adversários em corridas de 1x1. Cada vez que você derrotar um adversário, outro aparece em seguida. Existem duas formas de vencer: estando a frente quando o contador chegar a zero ou ganhando muita distância de adversário; Battle Race: corrida de três voltas contra 5 adversários, onde cada competidor tem 3 vidas. Atinja seus adversários com armas ou jogue-os para fora da pista para tirar vidas. Quando um competidor fica sem vidas é eliminado. Para vencer, elimine todos os adversários ou termine a corrida em primeiro. A dica aqui é não sair correndo muito, fique logo atrás dos oponentes, pois é bem mais fácil atirar para frente; Boost Race: corrida de três voltas sem itens, apenas habilidade. Muitos Boost Pads/Zones serão adicionados pelo caminho para deixar a corrida mais interessante. Recomenda-se um personagem com nível alto em Boost; Boost Challenge: corra sozinho por uma pista cheia de Boost Pads/Zones. Você começa com um item de Boost e ganha outro a cada volta, se tiver espaço para isso. Pegue todos os Boosts que puder e faça muitos Drift Boosts, pois sempre que você estiver usando o boost o relógio para. Passe em todos os checkpoints para vencer. Também recomenda-se um personagem com nível alto em Boost; Drif Challenge: faça drift dentro das marcações no chão e acumule segundos para serem adicionados ao seu tempo restante em cada checkpoint. Você também começa com um item de Boost para ajudar na hora de necessidade. Recomenda-se um personagem com nível médio alto em Handling e Speed. Quanto maior a dificuldade, mais checkpoint você terá que passar e menor serão as zonas de drift; Sprint: bata o melhor tempo de um determinado adversário. Praticamente um Time Attack, você verá o fantasma do personagem fazendo o percurso e você tem apenas 3 chances para vencer. Ganha-se um item de Boost a cada volta; Ring Race: desafio nos céus, voe através de anéis e passe por todos os checkpoints. Controle seu personagem e não perca nenhum dos anéis, pois cada um tira 2 segundos do seu tempo limite. Quanto maior a dificuldade, mais anéis você terá que passar e menos tempo terá; Traffic Attack: corra em meio ao trânsito e passe pelos checkpoints. Existem 3 tipos de carros aqui: os verdes, que seguem a faixa em que estão, os amarelos, que se movem vagarosamente de um lado ao outro da pista e os azuis, que fazem zig-zag para tentar bater em você. A cada carro que você atingir, você perderá velocidade. Passe pelos chekpoints de tempo para ganhar mais tempo extra. Recomenda-se um personagem com nível alto de Speed e Handling, sacrifique o Boost, pois aqui você não terá muitas chances para isso; Pursuit: persiga e destrua um tanque que dispara bombas e mísseis em você. Sempre que você for atingido você perderá um pouco da sua barra de vida. Pegue corações no caminho para recuperar parte dela. Acerte-o quando ele mostrar seu núcleo para causar mais dano. Recomenda-se um personagem com Handling alto, pois é o único status importante aqui, você não precisa correr já que o tanque acompanha sua velocidade.

Pegue todas as estrelas e uma estrela aparecerá na parte de cima a esquerda em todos os menus do jogo, mostrando que você é um jogador All-Star!

Grand Prix

O modo "campanha" do jogo. Aqui você percorre quatro pistas em seqüência e quem tiver mais pontos no final vence. São ao todo 10 Grand Prix, mas apenas 4 aparecem no começo e você precisa vencer um para destravar o seguinte. Sua pontuação é dada de acordo com a posição em que chegar, são 10 pontos para o primeiro colocado e vai diminuindo até 1 ponto para o décimo e último colocado, portanto, você estará correndo contra nove adversários. As corridas são normais, 3 voltas em cada pista com itens e tudo mais. Os Grand Prix são:

Dragon Cup: Ocean View, Samba Studios, Carrier Zone e Dragon Canyon;

Rogue Cup: Temple Trouble, Galactic Parade, Seasonal Shrines e Rogue's Landing;

Emerald Cup: Dream Valley, Chilly Castle, Graffiti City e Sanctuary Falls;

Arcade Cup: Graveyard Gig, Adder's Lair, Burning Depths e Race of Ages;

Classic Cup: Sunshine Tour, Shibuya Downtown, Roulette Road e Egg Hangar.

Os outros cinco GPs são as versões espelhadas de cada um dos GPs e suas respectivas pistas.

Time Attack

É aqui onde você pode treinar para conhecer mais as pistas. É o melhor lugar para se jogar se você deseja descobrir novos caminhos e conhecer os atalhos.

Inicialmente, você deve bater os 4 ghosts da Sumo Digital (Easy, Medium, Hard e Expert). Tire vantagem deles para aprender os caminhos e as manobras que deve fazer. Eles são, sem sombra de dúvidas, muito instrutivos. Depois de bater todos os fantasmas, o jogo começará a fazer o download do ghost do tempo do jogador que está logo a sua frente na leaderboard! Você poderá ver exatamente o que ele fez e aprender com os outros.

Infelizmente nem tudo são flores aqui, pois a primeira volta é sempre morta, pois você larga colado na linha de chegada e não dá tempo de ganhar velocidade o suficiente para começar com bom tempo, ou seja, você terá sempre que completar uma volta para passar na chegada em alta velocidade, de preferência usando o item de Boost que você ganha toda volta, para então começar um tempo pra valer.

Como mostrado na imagem, podem existir até 3 ghosts ao mesmo tempo, o da sua melhor volta que é chamado de PB (Player Best), o do jogador com tempo melhor que o seu, e o da Sumo Digital, que é sempre representado pelo Sonic. E a melhor parte é que outros jogadores podem estar competindo com o seu ghost sem você saber!

Você pode correr em qualquer pista do jogo, incluindo a OutRun Bay e as versões espelhadas, mas tem que destravar as pistas jogando nelas nos modos World Tour, Grand Prix ou Multiplayer. A tomada de tempo acontece em uma volta específica da pista, ou seja, você não corre pelas 3 voltas, apenas uma delas, onde cada fase tem a sua e na Race of AGES você sempre seguirá pelo caminho da água.

A ordem de importância dos status para esse modo de jogo ficam assim: Boost>>>>>>Speed>Handling>Acceleration. Ou seja Os melhores corredores para o Time Attack são os de tipo 4/1/1/6 (como AGES, Gilius e Ralph), e os de tipo 5/1/1/5 (como Vyse, Shadow e Metal Sonic), todos no Console Mod. Isso se deve pelo fato que aqui não tem outros corredores atirando em você e as armadilhas das pistas são todas removidas, então, se você perder velocidade foi por erro seu e você deve aprender a fazer qualquer curva com um Handling de nível 1, é possível, mas em algumas curvas soltar o acelerador será preciso.

Os bônus conseguidos na roleta não funcionam neste modo.

Caso esteja com dificuldade em bater o tempo em alguma pista, este excelente guia (em inglês), vai ajudar muito, foi feito pelo usuário da Steam, Zork Nemesis, e detalha minuciosamente como conseguir um excelente tempo em todas as pistas, mas mesmo que você não saiba inglês, o guia contém vídeos demonstrando como fazer.

Single Race

Este modo é excelente para treinar para conseguir bons tempos no modo Grand Prix. Aqui você faz uma corrida única em uma pista de sua escolha, com direito a armas e o computador.

Coloque em prática tudo o que aprendeu no modo Time Attack e tire o máximo de cada pista. Seu tempo e desempenho não são salvos, este modo serve única e exclusivamente para treino.

Escolha a dificuldade que quiser e teste ao máximo sua capacidade ao volante.

As únicas vantagens de jogar aqui ao invés do Time Attack é que você pode treinar todas as voltas da pista, e não somente uma específica, e é muito mais rápido ganhar experiência aqui, já que você economiza tempo de loading entre eventos e a espera entre as corridas do Multiplayer.

Pistas
  O jogo possui, atualmente, 21 pistas (42 contando as espelhadas), sendo 1 delas extra. Elas aparecem em ordem de dificuldade nos Grand Prix e todas possuem sua versão espelhada, onde a pista fica invertida, ou seja, as curvas para a direita viram para a esquerda e vice-versa. Outra grande novidade do jogo é que muitas delas sofrem mudanças a cada volta, ou seja, o percurso fica diferente, não apenas em cenário, mas no caminho que você segue e os obstáculos que irá enfrentar, aumentando muito mais a diversidade e o desafio do jogo. Uma das grandes vantagens de estar em primeiro lugar é poder ver as pistas mudando, as animações acontecendo, e muito bem feitas por sinal. As pistas são:

Nome: Ocean View   Origem: Sonic Heroes   Mudanças na pista: Volta 3   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2) e Blowfish (Volta 3)

A menor pista do jogo, a mais simples, direta e com várias oportunidades de boost. O super pickup de boost está localizado após essas plataformas mostrada na imagem ao lado. Saia da pista logo no começo, mire bem nelas e suba a rampa. Na primeira bifurcação, vá para a esquerda, o caminho pode ser mais perigoso por conta das pedras gigantes que esmagam quem estiver pelo caminho, mas é muito menor.

Na terceira volta você seguirá pela água. Faça a curva em U bem fechada e siga pela esquerda para pegar uma rampa e fazer manobras de graça. Logo após o polvo mecânico, se estiver em primeiro lugar, a famosa piranha gigante aparecerá e ficará pulando na sua frente criando ondas e oportunidades para fazer mais manobras, cuidado com ela, pois se você estiver muito rápido, pode bater. A última bifurcação lhe dá a opção de voltar a ser carro ou continuar mais um pouco como lancha. O caminho da lancha é menor e mais rápido.

Nome: Samba Studios   Origem: Samba de Amigo   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Super Glove e Fireworks

Um pouco maior que a Ocean View e muito mais pesada em termos gráficos (que chegam a causar slowdowns mesmo em computadores super potentes), esta pista tem curvas um pouco mais fechadas. Logo na primeira curva, faça-a bem fechada para ganhar tempo e assim que cair na água, o super pickup da Glove está a direita da primeira rampa, é possível pegá-la passando bem no canto da rampa.

Logo que sair da água, siga sempre pela direita para pegar o caminho mais curto com direito a drift nível 3 e super pickup de Fireworks, mas cuidado com os Mariatchis.

Na segunda parte com água, você tem 3 rampas em um caminho em S para fazer manobras, muito cuidado aqui, pois você tem que mirar bem para não acertar as paredes.

Nome: Carrier Zone   Origem: After Burner: Climax   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro / Lancha / Avião   Super Pickups: Ice e Fireworks

Uma pista bem simples, com uma excelente música, ambientação e a primeira que você vai usar a forma de avião. Comece decolando do porta aviões e passando pelos boost zones, fazendo o caminho mais reto possível até o próximo porta aviões. Chegando lá, faça a curva em U de forma bem aberta e pegue os 3 boost pads no caminho, se você fizer bem a curva, conseguirá um drift nível 2 antes dos boosts e se tiver pleno domínio do jogo pode chegar até o nível 3.

Ao cair na água novamente, use o pedaço de barco na água para subir e já se transformar em avião. Logo a esquerda dessa rampa, na água, está o super pickup de gelo. Siga reto de volta ao primeiro porta aviões.

Ao voltar ao porta aviões, existe um corte de caminho bem no meio da reta, é uma curva fechada, mas ela está bloqueada com caixas. Elas podem ser destruídas, mas vai acabar com a sua velocidade. Deixe o computador, ou outro jogador, limpar o caminho na primeira volta. Seguindo pelo caminho normal, há o super pickup de Fireworks bem no meio da curva em U.

Nome: Dragon Canyon   Origem: Panzer Dragoon   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Carro / Lancha / Avião   Super Pickups: Blowfish (Volta 2) e Super Glove (Volta 3)

A maior pista da Dragon Cup, ela tem um bom equilíbrio entre os três veículos. Logo que fizer a primeira curva, cuidado com a sua velocidade, pois você já dará de cara com uma curva em 90º. Depois da curva siga pela centro da pista, pois as laterais deixam você lento. Na bifurcação, siga pela direita e preste atenção na sequência de curvas que vem. É possível fazer todas em um único drift para um boost nível 3 no final.

Na volta 2, logo após a curva de 90º você irá para a água. Aqui ela é bem turbulenta e algumas ondas podem lhe jogar para cima o suficiente para arriscar uma manobra. Se você estiver na primeira colocação, uma serpente marinha irá ficar a sua frente criando ondas e no final, antes do portal de transformação, ela criará uma tsunami que lhe dará a oportunidade de fazer várias manobras.

Na volta 3, logo de cara, a serpente quebra a pista e você é obrigado a seguir pelo ar. Aqui existirão várias oportunidades de Risk Boost. O caminho recomendado é perto da água seguindo pelos Boost Zones, mas o caminho mais rápido é ir para o alto onde é mais fácil fazer vários Risk Boosts. Na bifurcação, siga por cima, pois existem mais chances de Risk Boost.

Nome: Temple Trouble   Origem: Super Monkey Ball   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Ice

Esta pista não é tão terrível quanto a sua versão no Sonic & SEGA All-Stars Racing. Ela inclusive é uma pista gostosa de jogar. Você larga na água e infelizmente esta largada é mal feita, pois quem está na frente, por mais que largue com um boost de nível 3, não vai conseguir altura o suficiente para fazer muitas manobras. Quem estiver da terceira posição para trás, já vai conseguir uma vantagem muito maior.

Após o salto, pegue a pista da esquerda, ela é mais difícil de se manter, mas tem 3 Boost Pads, então você começará uma descida, à esquerda na imagem ao lado, onde estátuas gigantes saem do chão para bloquear sua passagem. Elas quebram ao serem atingidas e podem ser destruídas com as armas, mas cuidado, pois elas mudam de lugar a cada volta. Após esta descida, siga por uma das pistas alaranjadas, também mostradas na imagem ao lado, pois ela além de serem menores, levam a um grande salto e ao único super pickup da fase.

Faça a grande curva que vem a seguir em um único drift, fazendo manobras a cada queda da pista e soltando antes de cair na água. Ali existem duas oportunidades de fazer manobras, além de bolas caírem na água criando ondas. Na parte de dentro do templo, apenas tome cuidado com o centro do redemoinho e faça manobras na pequena rampa antes de ser teleportado de volta ao começo.

Nome: Galactic Parade   Origem: Sonic Colors   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Carro / Avião   Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2) e Drone (Voltas 2 e 3)

Cheia de curvas largas e muitas chances de drift, esta pista é bem desafiadora para quem está na primeira colocação e boa parte da pista não tem proteção nas laterais. Logo de cara, fique na esquerda e depois da segunda queda, suba a rampa para pegar o super pickup de boost! Agora siga fazendo o máximo possível de drift e pegando os boost pads. Se você estiver na liderança, o primeiro desafio aqui será que a pista vai se formando logo a sua frente, deixando difícil ver para onde você deve ir e pra piorar, badniks ficam voando a sua frente e atirando em você.

Na segunda volta, se você estiver na liderança ou muito perto do líder, você tem a chance de pegar o super pickup novamente antes da plataforma subir. Quando começar a voar, desvie dos meteoros dourados, enquanto faz drift e Risk Boost nos meteoros escuros. Fique atento para o super picukp de Drone à direita deles.

A terceira volta tem curvas bem mais acentuadas e a parte no ar é a mesma, aproveite para fazer mais drifts e cuidado que os badniks estão de volta.

Nome: Seasonal Shrines   Origem: Shinobi   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Blowfish e Fireworks

Muitas chances de manobras existem nesta pista, mas algumas são bem difíceis de serem feitas sem errar. Logo de cara, siga pela esquerda. Após a grande queda na água, siga a direita na estátua. Quando cair novamente na água, faça a curva fechada para a esquerda e siga pela esquerda, aqui o super pickup do Blowfish está a direita da estátua que está muito fora de caminho, assim que subir a rampa, fique na direita, para pegar um grande salto.

Nas escadarias, é possível fazer duas manobras em cada escada. Quando começar a subida da grande escadaria, faça manobras apenas no primeiro o no terceiro salto. Logo após a porta, o caminho da direita é mais seguro, porém maior, e o da esquerda com obstáculos, boost pads e o super pickup de Fireworks.

Nome: Rogue's Landing   Origem: Skies of Arcadia   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Carro / Lancha / Avião   Super Pickups: Drone (Voltas 1 e 2), Boost (Voltas 1 e 2) e Fireworks (Volta 3)

Esta é a primeira fase que irá testar as suas qualificações no ar, pois mais da metade dela é com aviões. Na bifurcação siga pela esquerda se você quiser um caminho mais seguro ou pela direita se quiser um mais rápido. Logo que começar a voar use as casas e árvores para fazer Risk Boost e siga por cima da pedra para mais Risk Boosts. Ao voltar ao chão, vá pela esquerda para continuar no chão e pegar o super pickup de boost ou vá pela direita para ir pela água em um caminho mais curto e com uma boa rampa para manobras.

Na segunda volta a pista já sofre mudanças, na bifurcação uma rampa é adicionada na parte da esquerda e a parte da direita se torna ainda mais perigosa, pois metade da pista sumiu. Depois de voar, a parte da esquerda ganha rampas, mas a da direita se mantém igual.

A terceira volta é inteira no ar, então tente seguir o caminho mais reto possível e fazer o máximo de drifts.

Nome: Dream Valley   Origem: NiGHTS into Dreams   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Lancha / Avião   Super Pickups: Super Glove (Volta 1), Blowfish (Volta 2), Ice (Volta 3) e Drone, Boost

Primeira pista em que você começará voando. Única pista do jogo que possui Boost Rings e que não usa carros. Passe por dentro de todos os anéis laranjas para ir ganhando boosts de nível 1. Aproveite as montanhas para fazer Risk Boosts e não esqueça de fazer muitos drifts. Os anéis mudam de lugar a cada volta e o super pickup de Boost está na pedra logo após o buraco na árvore.

Sempre que você passar pelo primeiro portal, você será levado para um pesadelo diferente. No primeiro você achará o super pickup da Glove, no segundo do Blowfish e no terceiro do Ice. Em todos os pesadelos existem várias chances de Risk Boost, mas no terceiro é algo muito arriscado.

O segundo portal leva você a uma parte de água, ela nunca muda. Vá sempre pela direita, pegando as rampas, e antes do último salto, vá na rampa do meio para pegar o super pickup de Drone e o portal de transformação para avião mais cedo.

Nome: Chilly Castle   Origem: Billy Hatcher and the Giant Egg   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Blowfish (Voltas 2 e 3)

Bem vindo ao inferno congelado. Essa provavelmente é a fase mais odiada do jogo devido as suas curvas absurdas e armadilhas, sem contar a neve no meio da pista. As três voltas são idênticas nesta pista, mas cada volta acrescenta novos obstáculos, como bichinhos saltitantes que resolvem atravessar a pista e bonecos de neve.

Logo no começo, o caminho da esquerda é mais difícil, porém menor e o da direita mais fácil e pode resultar em um drift nível 3. Não faça um boost acima do nível 1 antes de cair na caverna, pois você pode bater no teto e acabar com a sua corrida. Na água, você tem duas chances claras de fazer manobras, aproveite ambas. Estalactites caem as vezes e podem criar ondas grandes o suficiente para fazer manobras. O super pickup está muito fora de mão em uma passagem à esquerda na água.

Não faça manobras quando for sair da caverna!! A menos que seu personagem tenha um Handling acima de 4, senão você não vai conseguir fazer a curva super fechada e inclinada que vem logo de cara. Até o computador no Expert bate nessa curva.

Nome: Graffiti City   Origem: Jet Set Radio   Mudanças na pista: Volta 3   Veículos: Carro / Avião   Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2), Super Glove (Voltas 1 e 2) e Drone (Volta 3)

Muito drift nessa pista. Logo de cara já dá pra tirar um drift de nível 3 na primeira seqüência de curvas. Na bifurcação, vá para a direita e permaneça a direita na próxima bifurcação, então depois do próximo pequeno salto vá para o meio da pista e pegue o super pickup de Boost.

Desça pelos prédios, sem muito segredo e desvie dos caminhões pavimentando a rua. Na terceira volta você vai para o ar logo depois da primeira seqüência de curvas. Ali existem muitas oportunidade de Risk Boost (incluindo um Danger Boost), e Drift Boost. Fique sempre na parte de dentro das curvas e no túnel vá pela esquerda, mas cuidado com o helicóptero que vem de encontro se estiver liderando a corrida.

Nome: Sanctuary Falls   Origem: Sonic & Knuckles   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Carro / Avião   Super Pickups: Drone (Voltas 1 e 3), Blowfish (Volta 1), Fireworks (Volta 2) e Super Glove (Volta 3)

Outra pista que você começa no ar e outra com curvas muito fechadas e longas. Logo de cara várias chances de Risk Boost estão disponíveis, mas muitas não são tão óbvias assim. Fique na esquerda no começo para pegar o super pickup de Blowfish, isso vai ajudar muito na segunda volta.

Na volta 2, você percorre o pouco que sobrou do santuário de carro. Siga pela esquerda e logo em seguida fique no meio da pista, este é o caminho mais rápido se você conseguir fazer todas as manobras possíveis, você perde o super pickup do Fireworks, mas vale a pena. Agora vem a parte difícil, pois logo em seguida você já se depara com uma curva para a direita, enorme e estreita, faça um drift de nível 3 aí e se prepare para a próxima curva grande que será bem pior!

A terceira volta é inteira no ar, faça mais Risk Boost e fique esperto para o super pickup do Drone no final da volta.

Nome: Graveyard Gig   Origem: Curien Mansion (House of Dead)   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Boost (Voltas 1 e 2), Blowfish (Voltas 1 e 2), Fireworks (Volta 3) e Drone (Volta 3)

Outra pista com curvas bem fechadas. Logo depois de pular a escadaria da entrada, vá para a direita e suba as escadas em um drift. Logo depois de pegar itens, uma curva bem fechada para a esquerda vai aparecer, então uma grande curva para a esquerda com o super pickup de Boost bem no centro, por fim outra escadaria e uma curva pra esquerda mais fechada ainda. Depois de passar pela aranha e sair no telhado, faça a curva bem fechada e fique na direita dela para pegar o super pickup do Blowfish na queda. Depois da água vem uma curva bem longa e fechada também, cuidado para não bater.

A segunda volta apresenta uma mudança minúscula, onde não existe mais a queda na parte da água, mas fora isso é idêntica a primeira volta.

A terceira volta é bem diferente, pois logo na escadaria, você terá que ir reto e passará pelo porão, ali evite pegar os Boost Pads se estiver na liderança, pois barris gigantes descem rolando bem onde eles estão. Quando sair da casa siga o caminho do meio para melhor velocidade ou na direita para o super pickup do Drone. Mais a frente existe um corte de caminho logo a esquerda que dá no cemitério, é um lugar cheio de armadilhas, mas tem o super pickup do Fireworks.

Nome: Adder's Lair   Origem: Golden Axe   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Carro / Lancha / Avião   Super Pickups: Drone, Super Glove e Fireworks

Provavelmente a melhor ambientação do jogo, seu visual é deslumbrante e sua música fantástica. Você começa na água, mas logo vai para o ar. Dentro da caverna faça vários Risk Boosts, mas cuidado com o dinossauro, o super pickup do Drone está dentro da sua boca. Logo que entrar na parte de carro, faça drift direto. Na bifurcação, siga para a esquerda para um caminho mais rápido. Assim que pular dentro da boca da cobra pegue os 2 Boost Pads e caia para a pista de baixo. Faça Drift para a esquerda e desvie da lava caindo. Logo a frente terá uma queda enrome e o super pickup do Fireworks na rampa a esquerda.

Na volta 2 a única diferença na pista é que a ponte se levantou então você dará um grande salto após a curva depois de sair da mina.

Na volta 3, você continuará no ar após sair da mina até depois da ponte, onde você volta ao chão.

Nome: Burning Depths   Origem: Burning Rangers   Mudanças na pista: Volta 2 e 3   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Ice (Volta 1), Drone (Volta 2) e Blowfish (Volta 3)

O Ocean Park Museum está pegando fogo e isso cria a pista mais desafiadora do jogo. Sua ambientação é fantástica, dá pra sentir a pressão de tudo desmoronando ao seu redor e a água invadindo o local. Quase todas as curvas aqui são muito fechadas e a pista é, em boa parte, estreita, portanto se o seu personagem tiver Handling abaixo de 3, você terá que soltar o acelerador nas curvas.

A cada volta o nível da água sobe e muda o cenário. Na primeira volta, se mantenha a direita depois da primeira curva e não vá para baixo, é um caminho muito arriscado.

Na segunda volta, a água terá subido e na bifurcação, vá pela esquerda e tente pegar o super pickup do Drone que está logo atrás do pilar.

A terceira volta é a menor e seu caminho é único, mas está cheio de curvas perigosas.

Nome: Race of Ages   Origem: Sonic & All-Stars Racing Transformed   Mudanças na pista: Voltas 2 e 3   Veículos: Carro / Lancha / Avião   Super Pickups: Fireworks, Blowfish, Drones e Boost (Volta 2)

Pista original do jogo, é como se você estivesse dentro de uma realidade virtual com hologramas de várias franquias da SEGA passando ao seu redor. Está deve ser a pista mais difícil do jogo, pois ela é aleatória e você não tem acesso ao mini-mapa. Ela é dividida em duas partes. A primeira que você vai sempre de carro, e que muda a cada volta, enquanto que as outras seções são fixas, mas aparecem aleatoriamente.

Buracos existem por todos os lados e você tem que ir desviando deles e tentando pegar o máximo de Boost Pads possíveis. No final dela, você começará uma grande subida, verá uma bifurcação na pista e dois hologramas começarão a passar pelas laterais da pista, podem ser uma lancha ou um avião, se você é o primeiro colocado, siga pelo lado da lancha para acessar a seção com água ou pelo lado do avião para acessar a seção aérea.

Na seção aquática, siga pela direita. Preste muita atenção nas ondas, pois algumas vão servir para fazer manobras, mas principalmente, evite todas as rampas, pois elas fazem você perder mais tempo do que o que vai ganhar com as manobras. Evite passar no meio dos portais, pois quando eles ligam, fazem você perder toda a velocidade.

A parte aérea é em linha reta e muito larga, procure fazer o máximo de Risk Boost que puder, oportunidades não vão faltar. Cuidado com as cercas vermelhas, pois elas tiram toda a sua velocidade.

Nome: Sunshine Tour   Origem: Samba de Amigo   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro   Super Pickups: Blowfish

Retirada do Sonic & SEGA All-Stars Racing, a pista continua idêntica. Totalmente plana, sem nenhuma chance de fazer manobras e focada em drift. Aqui vale a habilidade de fazer as curvas o mais fechado possível e usar os itens com sabedoria, pois são poucos aqui.

Não existem bifurcações, a pista é bem simples em seu design. O super pickup do Blowfish está logo no final da primeira curva da pista, ele sem dúvidas é uma aquisição valiosa aqui e dará muita dor de cabeça aos seus adversários.

Nome: Shibuya Downtown   Origem: Jet Set Radio Future   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro   Super Pickups: Drone

Também retirada direto do Sonic & SEGA All-Stars Racing, a pista continua idêntica. Também focada em drift, mas esta possui trânsito para tentar lhe atrapalhar. A única bifurcação vem logo no começo, entre subir o prédio ou ir pelo túnel, vá pelo prédio, pois o salto é muito simples de fazer manobras e pousar sem problemas. Logo após a enorme curva na construção, fique no canto direito da pista e pule para pegar o super pickup do Drone, com certeza ele é mais valioso que pegar o Boost Pad.

Nome: Roulette Road   Origem: Sonic Heroes   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro   Super Pickups: Boost

Outra pista do Sonic & SEGA All-Stars Racing, ela também continua idêntica, ou seja totalmente plana, sem nenhuma chance de fazer manobras, e focada em drift. Se o seu Handling for baixo, com certeza terá que soltar o acelerador nas longas curvas. Na primeira curva é possível pegar os 3 Boost Pads para um boost nível 3 grátis. Desvie das fichas sem fazer drift, não vale a pena, siga pelo tapete vermelho e atente ao super picukp de Boost que está bem na bifurcação. Aqui não importa o lado que você vai, dá na mesma, são duas curvas fechadas e longas, na segunda, mantenha o drift pela pequena reta que vem e faça a última curva nesse drift para carregar o nível 3. Evite as partes amarelas da pista, pois elas tiram velocidade.

Nome: Egg Hangar   Origem: Sonic the Hedgehog 2   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro   Super Pickups: Fireworks e Ice

O que antes era um DLC no Sonic & SEGA All-Stars Racing, agora é uma pista comum, mas ainda idêntica ao que era. Comece desviando dos badniks que fazem patrulha nos Boost Pads e se prepare para um enorme curva em S, tente fazê-la em um único drift. Logo após essa curva, vem outra e então você tem a opção de sair da pista pela direita e cair para outra bem lá em baixo, faça isso, ela é mais rápida e só a queda já rende várias manobras. Logo após a curva, virá uma seção de saltos, é possível fazer manobras no primeiro e nos dois últimos. Suba fazendo drift o tempo todo e solte para completar a volta.

Nome: OutRun Bay   Origem: OutRun   Mudanças na pista: nenhuma   Veículos: Carro / Lancha   Super Pickups: Boost e Drone

Pista extra que vem junto do DLC do Metal Sonic e está disponível apenas nos modos Time Attack e Single Race, esta baía é sem dúvidas muito icônica e seu layout é simples. Pegue todos os Boost Pads e na bifurcação, vá pela areia, é mais perigoso, mas mais curto. Na última curva antes de ir pra água, comece um drift e continue com ele pela água, é possível tirar um nível 3 antes de chegar ao Boost Zone. Passado este ponto, siga levemente pela direita e pegue a rampa que virá com o super pickup de Boost em cima, então, vá para a esquerda pelo caminho mais reto e evite as rampas altas, pois elas não valem a pena. Logo que subir pelo cais e voltar para a terra, faça a curva bem fechada e pegue o super pickup do Drone.

Multiplayer

Muito interessante e divertido, desde que você já saiba jogar, este modo é altamente NÃO recomendado para quem ainda está aprendendo a jogar. O ideal é partir para este modo depois que você tenha conseguido vencer todo o modo Grand Prix no Expert para que você tenha um conhecimento decente das pistas, caso contrário não será fácil ganhar, pois sempre tem alguém no lobby que sabe como jogar e isso pode deixar seu rating negativo, o que não é muito bacana.

Existem vários modos multiplayer, mas o mais jogado é o Race. Eles estão divididos em dois menus: Match Making e Custom Game:

Match Making: aqui você é pareado com pessoas aleatórias, o jogo busca um lobby para você e seu desempenho fica registrado. Os eventos deste modo são:


  •   Race: corrida normal em uma pista que é determinada por votação dos jogadores, sempre no começo de cada rodada 3 pistas serão apresentadas para votar. Chegue em primeiro para vencer.
  •   Arena: modo batalha do jogo. Aqui existem 2 tipos de evento:
    •   Battle Arena: em uma pequena arena cheia de itens, você enfrentará seus oponentes. Todos os personagens tem sua velocidade reduzida aqui. Você tem 3 vidas e cada vez que é atingido perde uma, se perder todas, você vira um fantasma. Como fantasma você não pode usar itens e corre mais que os outros jogadores, toque em outro jogador e você roubará uma vida dele, roube 3 vidas e você ressuscitará. Seja o último corredor "vivo" por um tempo e você será o vencedor.
    •   Capture the Chao: estilo capture the flag, você está na mesma situação da Battle Arena, mas você não tem vidas. Um Chao aparece em um local aleatório da arena, pegue-o e leve até o ponto de entrega. Bata em quem está com o Chao para roubá-lo ou acerte-o com uma arma para fazê-lo derrubar o Chao. Um enorme balão aparece no jogador que está carregando o Chao. Consiga 5 Chao para vencer.
  •   Lucky Dip: mistura do modo Race e Arena, aqui os 3 eventos podem parecer na votação.


Custom Game: neste modo você escolhe o evento que quer e a pista. Você pode jogar Local ou Online e seu desempenho não fica salvo. Aqui existem vários tipos de eventos, incluindo Race, Battle Arena e Capture the Chao, os outros são:

  •   Battle Race: mistura dos modos Race e Battle Arena. Aqui você corre normalmente, mas tem apenas 3 vidas, que você perde sempre que é atingido ou cai da pista. Chegue em primeiro ou seja o último corredor restante. Não é possível se ressucitar aqui.
  •   Boost Race: modo corrida sem itens e com vários Boost Pads/Zones extras na pista.


Infelizmente o modo Multiplayer sofre com pessoas com conexão ruim, portanto evite ao máximo tocar em outros jogadores, pois quando um fica lagado, ele pode lhe bater com tamanha força que fará você atravessar uma parede e cair pra fora do cenário, então, fique longe daqueles que estão pulando de um lado para o outros da pista fazendo movimentos sem sentido.

Caça-Níqueis

Enquanto o jogo carrega um evento no Grand Prix, Multiplayer ou Single Race, a tela com uma espécie de caça-níqueis aparecerá e você pode apostar 5 All-Star Tokens para tentar ganhar algum bônus para o evento que está para começar. Você também encontra esta máquina em algumas partes do World Tour.

Basta alinhar 3 frutas iguais na linha do meio e tirar seu prêmio.

Os tokens são adquiridos durante as corridas, menos no Time Attack, eles estão espalhados pela pista. Sempre que alguém é atingido por uma arma, um token cai dela, então fuzilar seus adversários é uma ótima forma de conseguir esses tokens.

Você pode fazer no máximo 6 apostas por loading e a máquina é bem cruel, pois as vezes você gasta os 30 tokens e não ganha, já que ela é completamente aleatória, tanto no padrão em que as frutas aparecem quanto no bônus que vai sair.

As bonificações variam de coisas simples, como começar o próximo evento com tal item (que não pode ser All-Star ou Swarm), receber tal item a cada volta (que pode ser o Boost), largar com o boost carregado ou fazer tal item tirar menos velocidade de você quando atingido. Porém existem bonificações fantásticas, como aumentar a duração dos Stunt Boosts ou pickup boosts, ou ainda perder menos velocidade nas batidas, entre outras, então, prepare-se para ganhar ou perder corridas por conta desses bônus.

Leaderboards

Como a grande maioria dos jogos atuais, existem as leaderboards para o pessoal exibir as suas performances para o mundo ver.

Seus tempos são enviados automaticamente no final de cada evento.

Existe uma leaderboard para cada pista no modo Time Attack, para cada Grand Prix, incluindo versões espelhadas, e também para os três modos do Match Making, então são mais de 40 leaderboards atualmente.

Elas mostram não somente o seu tempo e a sua posição, mas também o personagem que você usou e a dificuldade em que estava (no caso do Grand Prix), e logicamente, uma maior dificuldade prevalece sobre uma menor.

Para acessar uma das tabelas, basta escolher a pista, ou Grand Prix desejado e apertar F2. Existem 3 modos de exibição, que são alternados apertando F1, um modo que exibe apenas os tempos dos seus amigos, outro que mostra a sua colocação e outro que mostra o top 10. Pressione para a direita ou esquerda para mudar a página em que está.

Stickers e Achievements

Existem ao todo 120 Stickers e 50 Achievements na versão PC.

Como já dito, os Stickers servem para enfeitar a sua Licença e você pode ver a sua coleção pressionando F1 enquanto visualiza a Licença, ali você também pode ver o que precisa fazer para ganhar o restante.

O DLC do Metal Sonic trouxe alguns Stickers novos e pode ser que futuros DLCs façam o mesmo. Atualmente existem 3 páginas de Stickers.

Os Achievements possuem exatamente as mesmas condições dos Stickers, só que esses ficam salvos fora do jogo, Steam, XBox Live, etc, e podem ser usados como troféus.

Dicas e truques

Sonic & All-Stars Racing Tranformed possui vários pequenos segredos e truques que as vezes demora-se para aprender ou perceber, então aqui vão alguns deles:


  •   Evite bater ou raspar nas paredes, você sempre perde velocidade, o quanto se perde depende da sua Acceleration;
  •   Observe as laterais das pistas, algumas delas possuem partes que diminuem a sua velocidade, coisas como grama, terra, gelo, fogo e afins, então, sempre que perceber uma textura diferente na pista evite passar ali;
  •   Saiba se posicionar na corrida. Ficar em primeiro colocado nem sempre é o ideal, pois nessa posição, você só consegue pegar armas como itens. Ficando em segundo lugar, por exemplo, você já tem chances de pegar um All-Star! Quanto mais atrás você estiver na colocação, maior vai sendo suas chances de conseguir Boosts e Hot Rods;
  •   O boost é algo supremo neste jogo, pois além da velocidade extra, ele também não permite que você perca velocidade com coisas como raspar nas laterais da pista, subidas ou passar por cima de partes dela que tirariam sua velocidade. Aprenda a usar isso a seu favor para ganhar tempo;
  •   Ative o seu boost mais forte sempre por último, isso vai dar mais impulso no final, ou seja, se você tiver um Drift Boost de nível 3 carregado e tiver um Boost Pad na sua frente, solte o Drift Boost depois de passar o Boost Pad;
  •   Uma mecânica muito bacana do jogo é a do primeiro colocado. Estar nesta posição traz grandes surpresas, pois todas as fases trazem algo. Algumas mostram alguma animação diferente, como a pista se transformando, ou algum monstro aparecendo na sua frente (fazendo parecer que você o está perseguindo), entre outros. Já algumas pistas tentam ajudar ou atrapalhar o primeiro colocado, como por exemplo, a Galactic Parade, onde badniks aparecem na sua frente e ficam atirando em você, ou a piranha gigante da Ocean View que lhe força a reduzir a velocidade. Outras, porém, ajuda ainda mais quem está na frente, como a Dragon Canyon, na segunda volta a serpente cria a tsunami permitindo você a fazer várias manobras;
  •   Sempre procure o super pickup, eles podem facilmente mudar o rumo da corrida, especialmente se for um Boost;
  •   Faça as curvas sempre o mais fechado possível, pois o caminho que você percorrerá será menor, ganhando muita vantagem em quem vai por fora;
  •   Existe uma manobra avançada chamada Drift Rolling, que é executada durante os saltos. Ela consiste em saltar enquanto se faz drift e usar os Flips laterais. Já que enquanto você faz drift, a lateral do seu carro fica voltada para frente, o resultado disso é que você estará flipando para frente ao invés dos lados. Isso resulta em um salto muito mais longo, porém mais rápido que um salto normal. A vantagem ganha com essa técnica é muito grande. Um local fácil para testar isso e no primeiro salto da Ocean View, lá só é possível fazer 2 Stunts até cair no chão e saltar novamente, porém, com essa técnica, você consegue flipar 3 vezes no ar antes de tocar no chão, resultando em uma distância maior e um boost de nível 3;
  •   Fazer flips laterais enquanto você voa funciona da mesma forma do Drift Rolling, porém, como já dito, ficar flipando enquanto voa, diminui sua velocidade, mas como o boost é algo supremo, isso não acontece enquanto você está no boost, então, aproveite enquanto você está em boost para virar um pouco de lado e flipar para a direção que deseja ir ganhando uma vantagem enorme;
  •   Risk Boost é algo extremamente benéfico, faça-o sempre, ele é o segredo do avião, procure vídeos na Internet ou observe o ghost do Time Attack no Expert para ver os locais onde se pode fazer. Ir atrás de Risk Boost chega ao ponto de valer a pena perder uma série de Boost Zones;
  •   Use e abuse do modo Time Attack para conhecer as pistas. Os ghosts da Sumo ajudam muito, pois o Expert costuma seguir um dos melhores caminhos que existem, e mesmo depois de ganhar dele, use os ghosts dos outros jogadores para conhecer mais a fundo os caminhos;
  •   Armas, aprenda a usá-las com sabedoria, busque o melhor momento para atirar em alguém. Acertar alguém durante um boost, corta o boost na hora, o mesmo acontece enquanto alguém está fazendo drift e está com nível alto carregado ou ainda usando o Hot Rod. Use o Blowfish em pontos cegos da pista e use o seu super pickup para jogar os 3 no mesmo lugar em uma parte fina da pista, bloqueando completamente o caminho. O mesmo vale para o All-Star, evite usá-lo em partes com muitas curvas, dê preferência as retas e sem muito lugar para boost, e não ative ele no ar, pois é onde você tira menos vantagem, a água é o lugar ideal para ele;
  •   Aprenda também a usar as armas de forma defensiva, Ice e Glove são os melhores itens para quem está em primeiro lugar. Guarde o Ice para destruir um Drone ou Twister. Se defender das armas também é importante, portanto fique sempre de olho na arma do seu oponente. Se você ver que o cara da frente tem um Blowfish, saia de trás dele, pois o resultado será óbvio, o mesmo vale para qualquer arma, já que todas podem ser usadas para trás. Você também tem que olhar para quem está atrás de você, pois nunca é uma boa ideia ficar na frente de alguém com Ice;
  •   Evite ao máximo ficar no centro da pista, eu sei que isso é o natural, mas os jogadores mais experientes tiram proveito disso e atira para trás esperando atingir alguém que está no centro da pista;
  •   Procure sempre ter muitos All-Star Tokens antes de começar sua seção de jogos no Multiplayer, pois o caça-níqueis pode dar uma vantagem enorme.
Destraváveis

Quase todos os destraváveis do jogo estão no modo World Tour:

Sunshine Tour: aqui você destrava o Amigo (siga pelo caminho de cima);   Frozen Valley: aqui você destrava a Danica Patrick (siga por baixo), o Shadow (siga por cima) e o Genesis Mod (siga por baixo, é usado por: Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Metal Sonic e Alex Kidd);   Scourching Skies: aqui você destrava o Vyse (siga por baixo), o NiGHTS (siga por cima), e o Dreamcast Mod (siga por baixo, é usado por: Vyse, Beat, Gum, Ulala, Pudding e Shadow);   Twilight Engine: aqui você destrava o Joe Musashi (siga por baixo), a Pudding (siga pelo meio) e o Saturn Mod (siga por cima, usado por: NiGHTS, Reala e Wilimus);   Moonlight Park: aqui você destrava o Gilius (siga por cima), a Gum (siga por baixo), o VIP Mod (siga pelo meio, usado por: Ralph, Danica Patrick, Shogun, Football Manager, Team Fortress e General Winter), o Superstar Showdown (chegue ao fim deste tour), e a dificuldade Expert (chegue ao fim deste tour);   Sunshine Tour: aqui você destrava o Reala (siga por cima), o AGES (vá pelo meio), o Arcade Mod (vá por baixo, usado por: AiAi, MeeMee, Amigo, B.D. Joe, Joe Musashi e Gilius), e o AGES Mod (chegue ao final deste tour, usado por: AGES);

No modo Grand Prix, temos:

Classic Cup: fique em primeiro lugar em todos os Grand Prix anteriores;   Mirror Grand Prix: fique em primeiro lugar na Classic Cup;   Dr. Eggman: fique em primeiro lugar em todos os 10 Grand Prix;

Para destravar as pistas nos modos Time Attack e Single Race, basta jogar nelas nos outros modos de jogo (World Tour, Grand Prix ou Multiplayer).

Análise Geral

Sonic & All-Stars Racing Transformed é um jogo que inovou em seu estilo, sem dúvidas a SUMO fez um excelente trabalho, pois ele também supera seu antecessor em praticamente tudo. Inserir 3 jogabilidades distintas dentro do mesmo jogo ao mesmo tempo em que algumas pistas mudam a cada volta deixou o jogo muito mais rico e divertido.

Graficamente, a versão PC é a melhor, como era de se esperar. Ainda existem alguns serrilhados, mas o trabalho com as texturas ficou muito bom e os personagens exclusivos são incríveis.

A física do jogo é muito boa, apesar da gravidade as vezes não fazer o menor sentido e você demorar 3 segundos para cair de vez da pista e ser recolocado. A lancha demora um pouco para ser dominada, mas é algo que faz sentido e o avião também apresenta excelente jogabilidade. Existem, claro, alguns raros bugs que acabam completamente com a sua corrida.

Em termos de músicas o jogo traz remixes simples dos jogos de onde a pista foi retirada, mas de ótima qualidade (vide o da OutRun Bay), porém cada fase tem apenas uma música, enquanto que o seu antecessor chegava a ter três.

A recepção do jogo pela mídia especializada não poderia ter sido melhor, notas altas e vários elogios, inclusive sendo aclamado como o melhor jogo de estilo de corrida de karts e ainda recebeu o prêmio de Best Racing Game of 2012 pela GamesTrailer.

O fator replay do jogo é altíssimo. O World Tour e o Grand Prix acrescentam muito ao jogo, o Time Attack e modo Multiplayer ajudam mais ainda aqueles que querem levar a diversão um pouco mais a sério.

Em termos de diversão o jogo é surpreendente, se você é fã de jogos de corrida e Sonic, Sonic & All-Stars Racing Transformed é altamente recomendado. Eu mesmo não dava a mínima para ele até jogá-lo pela primeira vez, comprei no dia seguinte.

Logo 3

Jogos da Série Principal e Original

Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Sonic CD . Sonic 3 . Sonic & Knuckles . Adventure . Adventure 2 . Heroes . Sonic the Hedgehog . Unleashed . Colors . Generations . Lost World . Sonic the Hedgehog . Sonic 2 . Chaos . Triple Trouble . Blast . Pocket Adventure . Advance . Advance 2 . Advance 3 . Rush . Rush Adventure . Knuckles' Chaotix . Labyrinth . Tails' Skypatrol . Tails Adventure . Sonic 3D Blast . Shadow the Hedgehog . Rivals . Rivals 2 . Sonic 4: Episode I . Sonic 4: Episode II . Rise of Lyric. Shattered Crystal . Fire & Ice. Sonic and the Secret Rings . Sonic and the Black Knight . Drift . Drift 2 . R . SegaSonic . Riders . Riders: Zero Gravity . Sega All-Stars Racing . Free Riders . All-Stars Racing Transformed . Shuffle . Spinball . Sonic Fighters . Dr. Robotnik's Mean Bean Machine . Pinball Party . Battle . The Dark Brotherhood . Sonic Mania . Sonic Forces

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.